Março 2024 vol. 12 num. 2 - 6º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP
Artigo - Open Access.
Interdisciplinaridade no Design
"Interdisciplinarity in serious games design "
PIRK, Marcelo de Carvalho ; BERTOLDI, Cristiane Aun ;
Artigo:
O presente estudo se insere em uma pesquisa de doutorado que investiga parâmetros para o design de jogos eletrônicos auxiliares no tratamento de crianças nascidas com pé torto congênito. Segundo Pappa; Zoulias; Mantas, 2020, o termo serious games (SG) refere-se a jogos projetados especificamente para outros fins que não o mero entretenimento, e estes são considerados uma ferramenta útil para trazer melhores resultados na área da saúde. Segundo Annema et al., 2010, jogos eletrônicos que são projetados especificamente para uso em terapias tem requisitos diferentes daqueles observados nos convencionais, pois há uma distinção nas características dos usuários, sendo o paciente o jogador e o terapeuta o usuário secundário, ambos com objetivos diferentes, notadamente a reabilitação física em vez do entretenimento. Neste contexto, o processo de design de SG deve incluir a participação do jogador e também dos profissionais envolvidos com o paciente. A pesquisa em questão conta com a participação de equipe interdisciplinar composta por médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e psicólogos que integram o grupo de tratamento de pacientes com pé torto congênito no IOT-HCFMUSP. O protocolo da pesquisa prevê a realização de experimentos com usuários por um período de sete a nove semanas, nas quais eles terão que interagir com ao menos três jogos eletrônicos diferentes conectados a um sensor que possibiita o comando destes por meio da realização de exercícios de dorsiflexão do tornozelo. Serão discutidos, em um grupo focal composto pelos profissionais de saúde envolvidos na pesquisa, diferentes parâmetros relacionados ao projeto do sistema, tais como a adequação da mecânica do jogo à rotina de exercícios físicos, a forma de avaliação do sucesso do movimento executado, a sincronia entre os comandos do terapeuta e a resposta do paciente, além de elementos visuais, sonoros e da narrativa dos jogos, a fim de verificar a aplicabilidade do design proposto.
Artigo:
The present study is part of a doctoral research that investigates parameters for the design of auxiliary electronic games in the treatment of children born with congenital clubfoot. According to Pappa; Zoulias; Mantas, 2020, the term serious games (SG) refers to games specifically designed for purposes other than mere entertainment, and these are considered a useful tool to bring better health outcomes. According to Annema et al., 2010, electronic games that are specifically designed for use in therapies have different requirements from those observed in conventional ones, as there is a distinction in the characteristics of the users, the patient being the player and the therapist the secondary user, both with different objectives, notably physical rehabilitation rather than entertainment. In this context, the SG design process must include the participation of the player and also of the professionals involved with the patient. The research in question has the participation of an interdisciplinary team composed of physicians, physiotherapists, occupational therapists and psychologists who are part of the treatment group for patients with congenital clubfoot at IOT-HCFMUSP. The research protocol foresees the accomplishment of experiments with users for a period of seven to nine weeks, in which they will have to interact with at least three different electronic games connected to a sensor that allows the command of the games through the accomplishment of exercises of ankle dorsiflexion. Different parameters related to the system design will be discussed in a focus group composed of health professionals involved in the research, such as the adequacy of the game mechanics to the physical exercise routine, the way of evaluating the success of the performed movement, the synchrony between the therapist's commands and the patient's response, in addition to visual, sound and narrative elements of the games, in order to verify the applicability of the proposed design.
Palavras-chave: Design para a saúde; Interdisciplinaridade; Serious Games,
Palavras-chave: design for health; interdisciplinarity; serious games,
DOI: 10.5151/6spdesign-036
Referências bibliográficas
- [1] ANNEMA, Jan Henk; VERSTRAETE, Mathijs; VANDEN ABEELE, Vero; DESMET, Stef; GEERTS, David. Videogames in therapy: A therapist’s perspective. 2010., estudo aborda o papel dos terapeutas no uso de video games em tratamentos. ACM International Conference Proceeding Series [...]. [S. l.: s. n.], 2010. p. 94–98. https://doi.org/10.1145/1823818.1823828.
- [2] PAPPA, Dimitra; ZOULIAS, Emmanouil; MANTAS, John. Effective design of serious games for children with chronic diseases: The role of parents and caregivers. Studies in Health Technology and Informatics, vol. 272, p. 437–440, 2020. https://doi.org/10.3233/SHTI200589.
Como citar:
PIRK, Marcelo de Carvalho; BERTOLDI, Cristiane Aun; "Interdisciplinaridade no Design", p. 71-72 . In: Anais do 6º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP.
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/6spdesign-036
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações