Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Intervenções de design na escola: análise de intervenções pedagógicas a partir das metodologias ativas.

Design interventions in school: analysis of pedagogical interventions based on active methodologies.

Nascimento, Barbara ;

Artigo completo:

O propósito deste documento é apresentar uma série de intervenções pedagógicas realizadas em colégios estaduais do paraná dentro do programa PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional que tinha por intuito de incentivar o diálogo entre educadores do ensino superior e os da educação básica, analisadas a partir de Líbano a fim de identificar quais apresentam algum tipo de metodologia ativa para por fim identificar a utilização de alguma produção em design dentro dessas intervenções pedagógicas. O presente artigo visa aproximar o design da educação básica mostrando seu potencial para com as metodologias ativas, onde assim consegue-se uma boa didática em sala de acordo com Líbano.

Artigo completo:

The purpose of this program is to present a series of pedagogical disciplines on state variables within the PDE program - Educational Development Program in order to promote dialogue between higher education and elementary school educators, analyzed from Lebanon. . In order to identify which types of methodology are activated for the execution of a particular design production within the pedagogical operations. This article aims to approximate the design of basic education with the objective of developing active methodologies, so that it can achieve good classroom instruction according to Lebanon.

Palavras-chave: metodologias ativas, PBL, intervenção pedagógica,

Palavras-chave: active methodologies, PBL, pedagogical intervention,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-6.0086

Referências bibliográficas
  • [1] Berbel, N. (2011). As metodologias ativas e a promoção da autonomia dos estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40.
  • [2] Borges, T. S., & Alencar G. (2014). Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista. Ano 03, n. 04, p. 119-143.
  • [3] Coutinho, S. G., & Lopes, M. T. (2011). Design para educação: uma possível contribuição para o ensino fundamental brasileiro. In: BRAGA, M. C. (Org.), Papel social do design gráfico: história, conceitos & atuação profissional. São Paulo: Editora SENAC, p.137-162.ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-sed2016-006
  • [4] Libâneo, J. C. (1994). Didática. São Paulo: Cortez. Coleção magistério 2° grau. Série formação do professor.
  • [5] Moreira, M. A. (2011). Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares.
  • [6] Nogueira, M. O. G., & Leal, D. (2015). Teorias de aprendizagem - um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico. 2 ed. Curitiba: InterSaberes.
  • [7] Tellus. (2018). Aprender a aprender: como o design pode transformar a escola. 1. Disponível em:. Acesso em: 26 mar. 2018.
Como citar:

Nascimento, Barbara; "Intervenções de design na escola: análise de intervenções pedagógicas a partir das metodologias ativas.", p. 2755-2759 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-6.0086

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações