Dezembro 2020 vol. 6 num. 4 - 5º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil
Pôster - Open Access.
INTERVENÇÃO PRECOCE COM ATIVIDADES MOTORAS AQUÁTICAS NA PROMOCÃO DO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DE BEBÊS: INTERVENÇÃO CENTRADA NA FAMÍLIA E NA ESCOLA
INTERVENÇÃO PRECOCE COM ATIVIDADES MOTORAS AQUÁTICAS NA PROMOCÃO DO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DE BEBÊS: INTERVENÇÃO CENTRADA NA FAMÍLIA E NA ESCOLA
Araujo, Luize Bueno de ; Mélo, Tainá Ribas ; Israel, Vera Lúcia ; , ;
Pôster:
Justificativa
O estudo sobre odesenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) é promissor. Na realidade brasileira,faltam pesquisas com intervenção precoce em ambiente aquático para aprimorar oDNPM de bebês, com abordagem biopsicossocial e que envolvam a família e escolano processo ativo de intervenção.
Objetivo(s)
Verificar os efeitos de umPrograma de Intervenção Precoce Aquático (PIPA) sobre o DNPM e qualidade devida (QV) de bebês de 4 a 18 meses de idade de creches públicas de Curitiba-PR.
Método(s)
Pesquisa quaseexperimental, com avaliação cega, realizada no ambiente da creche, aprovadapelo Comitê de Ética, n.º 1.714.810. Para avaliação do DNPM foram aplicados aAlberta Infant Motor Scale e o teste de triagem de Denver II e da QV oInventário Pediátrico sobre Qualidade de Vida do Bebê. O PIPA foi realizado empiscina terapêutica, com grupos de 5 famílias, com atuação do familiar naintervenção e mediação de fisioterapeutas, durante 4 semanas, 2 vezes porsemana, associado a orientações domiciliares. Para análise dos dados aplicou-setestes específicos e análise do tamanho do efeito.
Resultado(s)
Participaram 61 famílias,37 do grupo controle (GC) e 24 do grupo intervenção (GI). O GI apresentoumelhor DNPM pós-intervenção (p=0,001) e na retenção (p=0,002), com efeito deintervenção grande (Ƞ2=0,178 e 0,156) e melhora no domínio capacidadefísica da QV (p=0,023), com efeito intermediário (d=0,573).
Conclusão(ões)
O PIPA teve efeitos positivosno DNPM e na capacidade física dos bebês participantes. O que endossa aparticipação da família e escola em conjunto com profissionais da saúde paraintervenções precoces nessa fase peculiar.
Pôster:
Justificativa
O estudo sobre odesenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) é promissor. Na realidade brasileira,faltam pesquisas com intervenção precoce em ambiente aquático para aprimorar oDNPM de bebês, com abordagem biopsicossocial e que envolvam a família e escolano processo ativo de intervenção.
Objetivo(s)
Verificar os efeitos de umPrograma de Intervenção Precoce Aquático (PIPA) sobre o DNPM e qualidade devida (QV) de bebês de 4 a 18 meses de idade de creches públicas de Curitiba-PR.
Método(s)
Pesquisa quaseexperimental, com avaliação cega, realizada no ambiente da creche, aprovadapelo Comitê de Ética, n.º 1.714.810. Para avaliação do DNPM foram aplicados aAlberta Infant Motor Scale e o teste de triagem de Denver II e da QV oInventário Pediátrico sobre Qualidade de Vida do Bebê. O PIPA foi realizado empiscina terapêutica, com grupos de 5 famílias, com atuação do familiar naintervenção e mediação de fisioterapeutas, durante 4 semanas, 2 vezes porsemana, associado a orientações domiciliares. Para análise dos dados aplicou-setestes específicos e análise do tamanho do efeito.
Resultado(s)
Participaram 61 famílias,37 do grupo controle (GC) e 24 do grupo intervenção (GI). O GI apresentoumelhor DNPM pós-intervenção (p=0,001) e na retenção (p=0,002), com efeito deintervenção grande (Ƞ2=0,178 e 0,156) e melhora no domínio capacidadefísica da QV (p=0,023), com efeito intermediário (d=0,573).
Conclusão(ões)
O PIPA teve efeitos positivosno DNPM e na capacidade física dos bebês participantes. O que endossa aparticipação da família e escola em conjunto com profissionais da saúde paraintervenções precoces nessa fase peculiar.
Palavras-chave: -,
Palavras-chave: -,
DOI: 10.5151/sabara2020-28
Referências bibliográficas
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Como citar:
Araujo, Luize Bueno de; Mélo, Tainá Ribas; Israel, Vera Lúcia; , ; "INTERVENÇÃO PRECOCE COM ATIVIDADES MOTORAS AQUÁTICAS NA PROMOCÃO DO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DE BEBÊS: INTERVENÇÃO CENTRADA NA FAMÍLIA E NA ESCOLA", p. 28 . In: Anais do 5º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil.
São Paulo: Blucher,
2020.
ISSN 2357-7282,
DOI 10.5151/sabara2020-28
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