Novembro 2015 vol. 3 num. 1 - 5º Encontro Regional de Química & 4º Encontro Nacional de Química
Completo - Open Access.
INVESTIGAÇÃO DO USO DA TAPELA PERIÓDICA NA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS-PB
Law of Conservation of Mass : Experimentation and Context
FIGUEIREDO, Luislândia Vieira de ; SILVA, EgleKatarinne Souza da ; FERREIRA, Maricélia Lucena ; SALES, Luciano Leal de Morais ;
Completo:
A presente pesquisa foi desenvolvida com o intuito de obter as principais percepções dos discentes do 1° ano do Ensino Médio, na Escola Técnica de Saúde do Centro de Formação de Professores da UFCG, Cajazeiras- PB, a respeito da importância do estudo da tabela periódica, assim como investigar se os alunos sabem utilizar a tabela de forma correta nas aulas de Química. O instrumento de pesquisa constituiu-se de um questionário aplicado com 30 alunos. Após a coleta de dados os resultados obtidos foram analisados, quantificados e transformados em gráficos. Verificou-se que, cerca de 60% dos entrevistados gostam de estudar Química por ser uma matéria relacionada ao cotidiano. Observou-se ainda que 45% dos alunos responderam ser importante o uso da tabela periódica, pois ajuda na compreensão dos conteúdos químicos. Por último, verificou-se que cerca de 77% dos discentes reconheceram não saber utilizar a tabela periódica de forma correta, isso deve-se a grande complexidade do assunto. A partir destes dados ficou evidente a importância do estudo da tabela periódica na disciplina de Química. Fica clara a deficiência dos discentes em relação à utilização correta da tabela, portanto, torna-se necessário que os docentes utilizem novas metodologias de ensino na abordagem deste tema, visando promover uma aprendizagem significativa.
Completo:
Experimentation in Chemistry teaching classes is occupying more and more an essential space in the process of teaching and learning. As a way to research this teaching methodology, this paper presents results of a survey conducted in conjunction with the execution of an experimental activity, developed with students of the 2nd year of high school at the State School of Elementary and High School ProfessorManoelMangueira Lima, located in the city of Cajazeiras-PB. Aiming to contextualize the study of the Law of Conservation of Mass, began the activities with enhanced theoretical knowledge by reading periodicals related to the subject. Then the students ministered practical classes using low-cost alternative materials focusing on the theme proposed in the study. Before and after the classes, applied with the students of that school A semi-structured interview for consideration and weighting of the students of knowledge. The survey results were presented through graphs. We can show through this work, that the alliance of lectures in context with practical classes only comes to contribute a significant learning by allowing the construction of knowledge. Thus, the use of experimentation in the classroom ends up taking the students to get involved in the construction of scientific knowledge, making them able to relate chemistry to everyday life, showing them that chemistry is present in the daily lives of each. And to be able to contextualize the Chemistry teaching, it is necessary to take into account prior knowledge of the students, so as to introduce the satisfaction of the scientific theoretical knowledge.
Palavras-chave: Ensino de Química; Tabela Periódica; Aprendizagem Significativa.,
Palavras-chave: Law of Conservation of Mass; Experimentation; Contextualization.,
DOI: 10.5151/chenpro-5erq-eq37
Referências bibliográficas
- [1] MARANDINO, M. A Prática de Ensino nas Licenciaturas e a Pesquisa em Ensino de Ciências: questões atuais. Cad. Bras. de Ensino de Física, V. 20, Nº. 2.: Agosto de 2003.
- [2] FLEURY, E.M; MACHADO, A.H. Química.Scipione.São Paulo: 2005.
- [3] GODOI, Thiago Andre de Faria; OLIVEIRA, Hueder Paulo Moisés de; CODOG, Lúcia Tabela Periódica - Um Super Trunfo para Alunos do Ensino Fundamental e Médio. Química Novana Escola, Vol. 32, N° 1.: Fevereiro 2010.
- [4] PAULA, Giselle de Souza; CASSIANI,Suzani.O papel do professor da escola na formação do futuro docente de ciências: um discurso no silêncio.EntreVer, V. 01, Nº.01.: 2011.
Como citar:
FIGUEIREDO, Luislândia Vieira de; SILVA, EgleKatarinne Souza da; FERREIRA, Maricélia Lucena; SALES, Luciano Leal de Morais; "INVESTIGAÇÃO DO USO DA TAPELA PERIÓDICA NA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS-PB", p. 241-247 . In: Anais do V Encontro Regional de Química & IV Encontro Nacional de Química [=Blucher Chemistry Proceedings]..
São Paulo: Blucher,
2015.
ISSN 2318-4043,
DOI 10.5151/chenpro-5erq-eq37
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações