Março 2019 vol. 6 num. 1 - 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Resumo - Open Access.
Jogo didático para crianças com baixa acuidade visual e/ou daltonismo
Jogo didático para crianças com baixa acuidade visual e/ou daltonismo
Bruckner, Melanie ; Lagemann, Gustavo ; Cruz, Dennis ; Markus, Fernanda ; Chesini, Vanessa ; Teixeira, Bruno ;
Resumo:
O design busca facilitar a vida do homem suprindo as suas necessidades. Desta forma, o designer pode dedicar-se a atender as menores parcelas da população focando na inclusão social. Uma forma de motivar a integração das crianças associada ao desenvolvimento infantil é por meio de brincadeiras e jogos que permitem que a criança aprimore seu intelecto, sua coordenação e seus sentidos. Para a realização deste trabalho foram compreendidos estudos bibliográficos e de artigos digitais, utilizando fontes primárias e secundárias de forma investigativa. Com a intenção de auxiliar no desenvolvimento infantil, foi desenvolvido o Lolypus, um jogo didático que melhora a coordenação motora grossa e integra a criança com daltonismo e/ou baixa acuidade visual com o resto da sociedade, de forma lúdica, em que está aprimorando tanto seu conhecimento espacial como corporal.
Resumo:
O design busca facilitar a vida do homem suprindo as suas necessidades. Desta forma, o designer pode dedicar-se a atender as menores parcelas da população focando na inclusão social. Uma forma de motivar a integração das crianças associada ao desenvolvimento infantil é por meio de brincadeiras e jogos que permitem que a criança aprimore seu intelecto, sua coordenação e seus sentidos. Para a realização deste trabalho foram compreendidos estudos bibliográficos e de artigos digitais, utilizando fontes primárias e secundárias de forma investigativa. Com a intenção de auxiliar no desenvolvimento infantil, foi desenvolvido o Lolypus, um jogo didático que melhora a coordenação motora grossa e integra a criança com daltonismo e/ou baixa acuidade visual com o resto da sociedade, de forma lúdica, em que está aprimorando tanto seu conhecimento espacial como corporal.
Palavras-chave: daltonismo; baixa acuidade visual; inclusão social,
Palavras-chave: daltonismo; baixa acuidade visual; inclusão social,
DOI: 10.5151/ped2018-4.3_AIC_05
Referências bibliográficas
- [1] -
Como citar:
Bruckner, Melanie; Lagemann, Gustavo; Cruz, Dennis; Markus, Fernanda; Chesini, Vanessa; Teixeira, Bruno; "Jogo didático para crianças com baixa acuidade visual e/ou daltonismo", p. 6101 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018).
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ped2018-4.3_AIC_05
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações