Novembro 2023 vol. 12 num. 6 - 10º MXRio Design Conference 2023

Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

"Jogos narrativos como ferramentas de criação de sentido, comunicação e inclusão: usando metodologias de Pesquisa Ação com Participação de Jovens (YPAR) para engajar jovens pesquisadores significativamente"

"Narrative-based board games as tools for Meaning-making, communication and inclusion: using YPAR methodologies to engage young researchers in meaningful ways"

Léste, João ; Brazil, Lucas ; Farbiarz, Jackeline ;

Artigo:

Este artigo faz parte de um projeto de pesquisa financiado pela instituição Game in Lab, em parceria com a PUC-Rio, e seu objetivo principal é compartilhar o planejamento por trás do projeto, com o intuito de promover debates baseados em nossas experiências. Nós aplicamos "jogos narrativos" para fomentar a inclusão de jovens marginalizados das comunidades vizinhas à PUC-Rio, em parceria com o NEAM – "Núcleo de Estudo e Ação sobre o Menor". Seguindo princípios da "Pesquisa Ação com Participação de Jovens" (YPAR), que se assemelha altamente às metodologias de "Design em Parceria" características do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, nós fomos capazes de proporcionar outros jovens marginalizados com a oportunidade de assumir papéis de liderança, sob a supervisão da equipe de pesquisa, em endereçar as questões e objetivos de pesquisa – prática que está muito mais alinhada com uma compreensão moderna de como se conduzir pesquisas focadas em grupos sub representados. Portanto, também oferecemos alguns direcionamentos sobre como nós promovemos a autonomia da nossa equipe de Jovens Pesquisadores para conduzir o projeto, além de evidenciar as preocupações éticas que levamos em consideração para conduzir um projeto focado em jovens marginalizados, especialmente em tempos de crise.

Artigo:

This paper is part of a research project being financed by Game in Lab, in partnership with PUC-Rio, and its main objective is to share the planning behind it in order to provide our academic peers with information and insights based on our experience. We employed "narrative-based boardgames" in order to foster the inclusion of underprivileged youngsters from PUC-Rio's neighboring communities, partnering with NEAM – "Nucleus of Studies and Action for Minors". By following Youth Participatory Action Research (YPAR) research principles, which highly resemble the "Design in Partnership" methodology characteristic of PUC-Rio's Department of Arts and Design, we were able to provide other underprivileged teenagers and young adults to take a leading role, under the Research Team's supervision, in addressing the research objectives – a practice that is much more aligned with a more modern understanding of how to conduct researches focused on underrepresented groups. Therefore, we will also offer insight in our efforts to promote the Young Researchers Team autonomy in conducting the project, as well as shed light into the ethical concerns that we took into consideration to conduct a project focused on the underprivileged youth, specially in times of crisis.

Palavras-chave: Construção de Sentidos, Jogos Analógicos, Protagonismo, YPAR, Inclusão,

Palavras-chave: Meaning-making, Tabletop Games, Protagonism, YPAR, Inclusion,

DOI: 10.5151/mxriodc2023-015

Referências bibliográficas
  • [1] "Araujo, R.; Cortes, A; Farbiarz, J. (2020). Design em Parceria: experiências de ensino de projeto em design fundamentadas na participação e no diálogo. In Participatory Design Conference. Proceedings of the 19th Festival de La Imagen de la Universidad de Caldas (Vol 3., pp. 141-150). Manizales, Colombia.
  • [2] Araujo, R., Brazil, L., Espanhol, M., Léste, J., & Perpétuo, L. (2022) Design como Ação Política: abordagens do design em parceria em prol de uma sociedade equânime. Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 14, 8341-8350. ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-c02
  • [3] Bardin, L (2016). Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, p. 199.
  • [4] Bastardos da PUC-Rio. (n.d.). Www.facebook.com. https://www.facebook.com/bastardosdapuc/
  • [5] Cammarota, J., Fine, M., & (2008). Revolutionizing education: youth participatory action research in motion. Routledge, New York and London.
  • [6] Centro Loyola. Uma Casa Aberta E Plataforma De Projetos. http://www.centroloyola.puc-rio.br/ centro-loyola-casa-aberta-e-plataforma-de-projetos/.
  • [7] Devir Escolas (2016). Neuroeducação e Jogos de Mesa [e-book]. https://devir.com.br/escolas/arquivos/Neuroeducacao.pdf
  • [8] Devir Escolas (2018). BNCC e Jogos de Mesa [e-book]. https://devir.com.br/escolas/arquivos/BNCCJogosDeMesa.pdf
  • [9] Freitas, G., Neto, L., D'Avila, C. (2021) Fome no Brasil: a comida na mesa continua incerta. Observatório História e Saúde – COC/Fiocruz
  • [10] Galápagos Jogos (2022). Catálogo de Jogos Educativos 2022 [e-book]. https://anyflip.com/hcrv/qucx/
  • [11] Gardner, H. (1983). Frames of mind: The theory of multiple intelligences. New York: Basic Books.
  • [12] Léste, J. (2021) The Informational Ergonomics of Tabletop Games' Rulebooks: an analysis on
  • [13] informational hierarchy and organization. Masters Thesis – Postgraduate Program in Design, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro.
  • [14] Marielle Franco’s Letter to the “Bastard Students” of Exclusive Rio University. (2018, June 7).
  • [15] RioOnWatch. https://rioonwatch.org/?p=43508
  • [16] Mirra, N.; Garcia, A.; Morrell, E. (2016). Doing youth participatory action research: a methodological handbook for researchers, educators, and students. Routledge, New York and London.
  • [17] NEAM/PUC-Rio. (n.d.). Www.neam.puc-Rio.br. http://www.neam.puc-rio.br/neam/
  • [18] PUC-Rio - Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro. Social Action (n.d.). Www.puc-Rio.br. https://www.puc-rio.br/english/aboutpuc/social_action.html
  • [19] Waterhouse, Lynn (2006). Inadequate Evidence for Multiple Intelligences, Mozart Effect, and Emotional Intelligence Theories in EDUCATIONAL PSYCHOLOGIST, 41(4), 247–255. DOI:10.1207/s15326985ep4104_5
  • [20] Ludography
  • [21] A. Droit, J. Prothière. Dream On. BoardM Factory, 2017. https://boardgamegeek.com/boardgame/232980/dream.
  • [22] Chris Darsaklis. When I Dream. Drawlab Entertainment, 2016. https://boardgamegeek.com/boardgame/198454/when-i-dream.
  • [23] Corinna Harder. Black Stories Junior: Soccer Stories. Moses, 2020. https://boardgamegeek.com/boardgame/300029/black-stories-junior-fussball-stories.
  • [24] G. Beaujannot, A. Rivollet. Concept. Repos Production, 2013. https://boardgamegeek.com/boardgame/147151/concept.
  • [25] Jean-Louis Roubira. Dixit Odyssey. Libellud, 2011. https://boardgamegeek.com/boardgame/92828/dixit-odyssey.
  • [26] Kenny Kiernan. Picture Show. Asmodee Italia, 2019. https://boardgamegeek.com/boardgame/289123/picture-show.
  • [27] L. Roudy, B. Sautter. Just One!. Repos Production, 2018. https://boardgamegeek.com/boardgame/254640/just-one.
  • [28] Rory O'Connor. Rory's Story Cubes. Asmodee, 2019. https://boardgamegeek.com/boardgame/291381/rorys-story-cubes-emergency.
  • [29] 藤田 真吾 (S. Fujita), S. Nakashima, 大木基至 (M. Ohki), H. Oikawa. Imagine. ボドゲイム(Bodogeimu), 2015. https://boardgamegeek.com/boardgame/191894/imagine [Unnamed Author]. Timeline: Brasil. Galápagos Jogos, 2019. https://boardgamegeek.com/board
  • [30] game/291154/timeline-brasil."
Como citar:

Léste, João; Brazil, Lucas; Farbiarz, Jackeline; ""Jogos narrativos como ferramentas de criação de sentido, comunicação e inclusão: usando metodologias de Pesquisa Ação com Participação de Jovens (YPAR) para engajar jovens pesquisadores significativamente"", p. 204-215 . In: 10º MXRio Design Conference 2023. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/mxriodc2023-015

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações