Novembro 2021 vol. 8 num. 3 - 13º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento de Produto
Artigo - Open Access.
JORNADA DA SERVITIZAÇÃO DIGITAL: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS E DESAFIOS EM UMA EMPRESA AUTOMOTIVA
JORNADA DA SERVITIZAÇÃO DIGITAL: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS E DESAFIOS EM UMA EMPRESA AUTOMOTIVA
Favoretto, Camila ; Pereira, Rafael S. ; Mendes, Glauco H. S. ;
Artigo:
Servitização e digitalização são tendências que têm gerado mudanças nas empresas de manufatura. Da convergência entre elas surge um novo conceito: a servitização digital, entendido como um processo de transformação em que as empresas de manufatura mudam seus modelos de negócios centrados no produto para um orientado aos serviços com o suporte das tecnologias digitais. Este estudo tem como objetivo analisar a jornada da servitização digital percorrida por uma empresa automotiva e identificar as práticas e desafios durante este processo, além das principais ofertas de serviços digitais. Para isso, utilizou-se do estudo de caso único com entrevistas semiestruturas e a técnica de análise de conteúdo. Como resultado é apresentado à evolução da oferta dos serviços digitais ao longo do tempo e discutido a transformação organizacional da empresa a partir de quatro temas – motivação, estratégia, estrutura organizacional e processo.
Artigo:
Servitização e digitalização são tendências que têm gerado mudanças nas empresas de manufatura. Da convergência entre elas surge um novo conceito: a servitização digital, entendido como um processo de transformação em que as empresas de manufatura mudam seus modelos de negócios centrados no produto para um orientado aos serviços com o suporte das tecnologias digitais. Este estudo tem como objetivo analisar a jornada da servitização digital percorrida por uma empresa automotiva e identificar as práticas e desafios durante este processo, além das principais ofertas de serviços digitais. Para isso, utilizou-se do estudo de caso único com entrevistas semiestruturas e a técnica de análise de conteúdo. Como resultado é apresentado à evolução da oferta dos serviços digitais ao longo do tempo e discutido a transformação organizacional da empresa a partir de quatro temas – motivação, estratégia, estrutura organizacional e processo.
Palavras-chave: Servitização digital; Processo de transformação; Empresa automotiva,
Palavras-chave: Servitização digital; Processo de transformação; Empresa automotiva,
DOI: 10.5151/cbgdp2021-3146
Referências bibliográficas
- [1] .
Como citar:
Favoretto, Camila; Pereira, Rafael S.; Mendes, Glauco H. S.; "JORNADA DA SERVITIZAÇÃO DIGITAL: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS E DESAFIOS EM UMA EMPRESA AUTOMOTIVA", p. 140-154 . In: Anais do 13º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto.
São Paulo: Blucher,
2021.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/cbgdp2021-3146
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações