Junho 2020 vol. 3 num. 1 - Inovação na educação - Pontes para futuros fora da caixa
Artigo - Open Access.
Newsgames de Letramento: formato interativo com base em notícias jornalísticas
Newsgames de Letramento: formato interativo com base em notícias jornalísticas
Paulino, Rita de Cássia Romeiro ; Marciano, Carlos ; Ventura, Mariane ; Carvalho, Frederico S. M. de ;
Artigo:
Neste artigo abordamos um Relato de Experiência Prática desenvolvida em sala de aula que promoveu o desenvolvimento jogos digitais com base em notícias jornalísticas, também conceituado na literatura como Newsgames (FRASCA et al., 2003; MARCIANO, 2017). Essa prática aconteceu no segundo semestre de 2018, no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina e resultou em quatro jogos desenvolvidos por alunos de Pós-Graduação, Graduação e Jornalistas profissionais. Diante do potencial de aplicação que as tecnologias demonstram na área Jornalística e Educacional, este trabalho visa fomentar a inserção dos newsgames como ferramenta de letramento, pautando-se em um estudo de caso sobre o desenvolvimento desses jogos em um ambiente acadêmico. Como continuidade a este processo, apresentamos neste artigo alguns resultados de aplicação de um questionário com alunos de Jornalismo para verificar a efetividade e experiência na interação do jogo intitulado "Mete a Colher" – com base na notícia A violência contra a mulher não tem endereço. Após a finalização e divulgação dos jogos, aplicamos um questionário sobre o jogo "Mete a Colher" com base nas Abordagens Trianguladas de Usabilidade (ATU) para identificar a experiência dos participantes e promover a reflexão sobre a notícia.
Artigo:
Neste artigo abordamos um Relato de Experiência Prática desenvolvida em sala de aula que promoveu o desenvolvimento jogos digitais com base em notícias jornalísticas, também conceituado na literatura como Newsgames (FRASCA et al., 2003; MARCIANO, 2017). Essa prática aconteceu no segundo semestre de 2018, no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina e resultou em quatro jogos desenvolvidos por alunos de Pós-Graduação, Graduação e Jornalistas profissionais. Diante do potencial de aplicação que as tecnologias demonstram na área Jornalística e Educacional, este trabalho visa fomentar a inserção dos newsgames como ferramenta de letramento, pautando-se em um estudo de caso sobre o desenvolvimento desses jogos em um ambiente acadêmico. Como continuidade a este processo, apresentamos neste artigo alguns resultados de aplicação de um questionário com alunos de Jornalismo para verificar a efetividade e experiência na interação do jogo intitulado "Mete a Colher" – com base na notícia A violência contra a mulher não tem endereço. Após a finalização e divulgação dos jogos, aplicamos um questionário sobre o jogo "Mete a Colher" com base nas Abordagens Trianguladas de Usabilidade (ATU) para identificar a experiência dos participantes e promover a reflexão sobre a notícia.
Palavras-chave: Newsgames, Jornalismo, Pesquisa Prática Experimental, Experiência do Usuário (UX), Interatividade,
Palavras-chave: Newsgames, Jornalismo, Pesquisa Prática Experimental, Experiência do Usuário (UX), Interatividade,
DOI: 10.5151/eduforadacaixa-16
Referências bibliográficas
- [1] BOGOST, Ian et al. Newsgames: Journalism at Play. Cambridge: MIT Press. 2010.
- [2] CARVALHO, F. dos S. M. de. Sistemas de gerenciamento de conteúdo por jornalistas: um modelo adequado às demandas no jornalismo contemporâneo. 2017. 242 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-graduação em Jornalismo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187559?show=full. Acesso em: 28 set. 2019.
- [3] FRASCA, Gonzalo. Simulation versus Narrative: Introduction to Ludology, 200 In: Wolf, Mark J. P; Perron, Bernard. The Video Game Theory Reader. New York: Routledge, 2003, p. 221-235. Disponível em: http://interactive.usc.edu/membersmedia/akratky/Simulation_vs_Narrative.pdf,
- [4] Acesso em: 28 set. 2019.
- [5] FILARDI, Ana Lúcia; TRAINA, Agma Juci Machado. Montando questionários para medir a satisfação do usuário: Avaliação de interface de um sistema que utiliza técnicas de recuperação de imagens por conteúdo. In: SIMPÓSIO SOBRE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS, 8., 2008, Porto Alegre: Sbc, 2008. p. 176 - 18 Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/4c02/0296721d22c8b60316064133a62c7ea71a70.pdf. Acesso em: 28 set. 2019.
- [6] FIOLHAIS, Carlos, TRINDADE, Jorge. “Use of computers in Physics education”. In A. Ferrari e O. Mealha (Eds.), Proceedings of the ”Euroconference’98 – New Technologies for Higher Education” (pp. 103-115). Universidade de Aveiro, Aveiro. 2000.
- [7] FIOLHAIS, C.; TRINDADE, J. Física no computador: o computador como uma ferramenta no ensino e na aprendizagem das ciências físicas. Rev. Bras. Ensino Fís. [online], vol.25, n.3, pp.259-272. 2003.
- [8] GRACE, L.; NEWSJAM, D. Proceedings Of The International Conference On Game Jams, Hackathons, And Game Creation Events - Icgj 2018, [s.l.], p.17-20, 201 ACM Press. http://dx.doi.org/10.1145/3196697.3196702.
- [9] HEINECK, R. Relações entre as disciplinas de Física e de Didática de Ciências no curso de magistério-ensino médio. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação. Universidade de Passo Fundo. 199
- [10] HEINECK, R.; VALIATI, E. R. de A., e ZOTTIS, A. Criação de um software multimídia em CD-ROM com experimentos para ensino de Física nas redes de ensino. Relatório Técnico. 2002.
- [11] MARCIANO, Carlos Nascimento. Jogando ética: newsgames de letramento no ensino de deontologia jornalística. 2016. 237 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-graduação em Jornalismo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. Disponível em: em: http://tede.ufsc.br/teses/PJOR0081-D.pdf. Acesso em: 28 set. 2019.
- [12] MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Educatrix – Dossiê Currículo, São Paulo: Moderna, a. 7, n. 12, p. 66-69, 2013.
- [13] OLIVEIRA, V. ; PAULINO, R. C. R. . Uma proposta de categorias de qualidade e avaliação para interfaces jornalísticas em tablets. In: SBPJOR - 11º Encontro de Pesquisadores em Jornalismo de Brasília. 10 anos da SBPJor: Fortalecimento da Pesquisa em Jornalismo, 20
- [14] PAULINO, Rita; MARCIANO, Carlos. Metodologia ativa na prática com Newsgames: estudo de caso em cursos de Graduação em Jornalismo. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO SOBRE ECOLOGIA DOS MEIOS, Aveiro - PT: Ria Editorial, 2019. p. 1182-1209. Disponível em: https://docs.wixstatic.com/ugd/0b2e1c_cd5e8c9e97364fe497afe69805ca4e7b.pdf. Acesso em: 28 set. 2019.
- [15] PAULINO, R.; MARCIANO, C.; VENTURA, M. Newsgames: Pesquisa Prática Experimental e Experiência do Usuário (UX). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIêNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 42., 2019, Belém: Intercom, 2019. p. 1 -
- [16] RAVISHANKAR J. et al. Using iPads/Tablets as a Teaching Tool: Strategies
- [17] for an Electrical Engineering Classroom. International Conference of Teaching, Assessment and Learning (TALE). 2014.
- [18] STEIN, A. Sports newsgames: prediction, speculation, and accuracy. Proceedings of the International Conference on Game Jams, Hackathons, and Game Creation Events, 2012.
Como citar:
Paulino, Rita de Cássia Romeiro; Marciano, Carlos; Ventura, Mariane; Carvalho, Frederico S. M. de; "Newsgames de Letramento: formato interativo com base em notícias jornalísticas", p. 185-199 . In: Anais Inovação na educação - Pontes para futuros fora da caixa. Anais do III Encontro Internacional de Inovação na Educação e III ConheCER.
São Paulo: Blucher,
2020.
ISSN 2318-695X,
DOI 10.5151/eduforadacaixa-16
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações