Agosto 2023 vol. 11 num. 3 - ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023

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Lacuna de gênero e design participativo no STEM: uma revisão de literatura

Gender gap and participatory design in STEM: a literature review

Lima, Andreyna Glazyely da Silva ; Feitosa, Isabella Martins ; Noronha, Raquel Gomes ; , ;

Artigo:

"As áreas STEM (acrônimo em inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics) são marcadas pela lacuna de gênero. Isso provém de estigmas historicamente enraizados que ditavam onde as mulheres deveriam atuar e que afetam meninas nas suas escolhas de carreira até hoje. Nesse artigo foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura visando a entender como a cocriação de ferramentas de design participativo fomentadoras de espaços de diálogo e prototipação de futuros auxiliam na promoção do acesso de meninas do Ensino Médio as áreas STEM. Foram consultadas as bases de dados da Capes, Blucher Proceedings, Google Scholar, SciELO e BDTD e a partir dessa consulta inicial analisamos 38 pesquisas. Dessas, selecionamos 8 de acordo com critérios pré-estabelecidos. A partir dessas análises, concluiu-se que, embora existam várias pesquisas relacionadas à lacuna de gênero nas áreas STEM, sendo muitas delas realizadas por graduandas dessas áreas, poucas utilizam do design participativo. Notou-se também a necessidade de trabalhos no campo de design que tratem do tema em questão."

Artigo:

"The STEM areas are marked by the gender gap, this comes from historically rooted stigmas that dictated where women should act and that affect girls in their career choices to this day. In this article, a Systematic Literature Review was carried out to understand how the co-creation of participatory design tools that create spaces for dialogue and prototyping of futures help in promoting high school girls' access to STEM areas. The databases of Capes, Blucher Proceedings, Google Scholar, SciELO and BDTD were consulted and from this initial consultation we analyzed 38 studies, of which we selected 8 according to pre-established criteria. From these analyzes it was concluded that although there are several studies related to the gender gap in STEM areas, many of which are carried out by undergraduates in these areas, few use participatory design. It was also noted the need for works in the field of design that deal with the following subject."

Palavras-chave: Gênero, cocriação, design, design participativo, STEM, STEAM, educação, mulher, lacuna de gênero,

Palavras-chave: Gender, co-creation, design, participatory design, STEM, STEAM, education, woman, gender gap,

DOI: 10.5151/ergodesign2023-108

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Como citar:

Lima, Andreyna Glazyely da Silva; Feitosa, Isabella Martins; Noronha, Raquel Gomes; , ; "Lacuna de gênero e design participativo no STEM: uma revisão de literatura", p. 1526-1544 . In: Anais do ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ergodesign2023-108

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