Novembro 2017 vol. 3 num. 12 - 11º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto
Poster - Open Access.
LEAN START-UP APLICADO À IIOT: DESENVOLVIMENTO DO MVP PARA PLATAFORMA MODULAR
Faria, Thaís Camara ; Faria, Lucas Camara ; Miarelli, Guilherme Faria ;
Poster:
O desenvolvimento de aplicativos tem se tornado um ícone para o mercado de tecnologia, levando em conta o crescimento substancial e potencial em nível da execução dessa atividade nos últimos anos. É possível listar tendências em desenvolvimento de aplicativos as quais justificaram este projeto e o torna oportuno quanto a sua contribuição para a automação industrial. Entre elas constam a integração em nuvem, expansão da internet das coisas, cuidado com segurança dos dados dedicados em cloud e a necessidade de plataformas completas para empresas. Este trabalho teve como objetivo desenvolver e validar um MVP para uma plataforma modular que apresentasse novas integrações de sistemas de automação industrial de forma consolidar a automação do mercado e de que forma as informações do chão de fábrica poderiam atender a todas fases de utilização de tecnológicas para indústria a partir de serviços de integração e soluções aderentes e interconectados, abrangendo toda a linha de produção. O desenvolvimento da solução permitiu a interface da máquina industrial ao tomador de decisões, o engenheiro de produção, quem almeja ter uma visão pragmática do seu campo de trabalho que é a indústria e pretende oferecer esta expertise a partir da oferta de um portfólio de serviços (módulos) alinhados com as tecnologias do movimento Indústria 4.0 e Smart Manufacturing. Isso envolve o ciclo de vida de tecnologias, processos e pessoas, desde a etapa virtual dos processos industriais até a sua realização no mundo físico do chão de fábrica, facilitando a tomada de decisões, tornando-as descentralizadas e seguras, envolvendo a combinação de tecnologias como Computação em Nuvem, Mobilidade e Internet das Coisas (IoT). Os resultados deste projeto compreenderam na execução do desenvolvimento do MPV ressarcido pela metodologia lean Start-up, a coleta e definições das variáveis desejadas pelo usuário aplicadas à Industrial Internet of Things (IIoT). Distinguiu à administração da produção o uso eficiente dos recursos de modo a visualizar desperdícios encontrados ao longo do processo produtivo, o controle e monitoramento remoto da linha de produção. Além disso, tem-se uma visão da performance de sucesso do produto e os valores percebido pelo usurário.
Poster:
Palavras-chave: Lean Start-up, IIoT, Industria 4.0,
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/cbgdp2017-021
Referências bibliográficas
- [1] ADRIAN LEOW, GARTNER, Disponível em: http://www.gartner.com/technology/home.jsp; Acesso em: 01 Ago. 2016.
- [2] ANDRADE, R. O. B. et al. Pesquisa Nacional sobre o perfil, formação, atuação e oportunidades de trabalho do administrador. Brasília: Conselho Federal de Administração, 2004.
- [3] HERRERA, W. Administração da Produção. 22 de mai. de 2007. Disponível em: <http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Administracao_da_Producao.htm>.Acesso em: 17 Ago. 2016.
- [4] LIKER, J.K. (Ed.) (1997). Becoming Lean - inside stories of U.S. manufacturers. Productivity Press, Portland, OR.
- [5] NAZARENO, R. R. Desenvolvimento e aplicação de um método para implementação de sistemas de produção enxuta. Dissertação de Mestrado, USP, São Carlos, 2003
- [6] PEINADO, Jurandir; GRAEML, Alexandre R. Administração da produção: operações industriais e de serviços. Curitiba : UnicenP, 2007
- [7] RIES, ERIC; Lean Startup, Prime books – 2012
- [8] ROTHER, M.; SHOOK, J,. Aprendendo a enxergar: Mapeando o Fluxo de valor para agregar Valor e eliminar o Desperdício. São Paulo: Lean Institute do Brasil, 2003.
- [9] SCHAPPO, Adriano José. Um Método Utilizando Simulação Discreta e Projeto Experimental para Avaliar o Fluxo na Manufatura Enxuta. Florianópolis, 2006.
Como citar:
Faria, Thaís Camara; Faria, Lucas Camara; Miarelli, Guilherme Faria; "LEAN START-UP APLICADO À IIOT: DESENVOLVIMENTO DO MVP PARA PLATAFORMA MODULAR", p. 200-210 . In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cbgdp2017-021
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações