Dezembro 2018 vol. 4 num. 4 - GAMPI Plural 2017

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Levantamento do uso de técnicas criativas na indústria criativa de Criciúma/SC

Survey of the use of creative techniques in the creative industry of Criciúma / SC

SANGALETTI, Rhangel ; DENARDI, Davi Frederico do Amaral ;

Artigo Completo:

Atualmente, graças à pressão dos mercados e à globalização muito se tem discutido sobre criatividade e inovação, porém, não fica claro em que profundidade esses conceitos são aplicados no dia a dia da indústria criativa. Assim, o presente estudo tem como objetivo levantar por meio de entrevistas os processos criativos aplicados em empresas do ramo criativo de Criciúma/SC. Os resultados sugerem que graças à pressão do tempo e a falta de conhecimento aprofundado sobre o tema as empresas se utilizam de apenas poucas ferramentas criativas e não apresentam grande inovação em seus processos de forma geral.

Artigo Completo:

Today, thanks to market pressure and globalization, much has been discussed about creativity and innovation, however, it is not clear to what depth these concepts are applied in the day-to-day creative industry. Thus, the present study has as objective to raise through interviews the creative processes applied in companies of the creative branch of Criciúma / SC. The results suggest that thanks to the pressure of time and lack of in-depth knowledge on the subject, companies use only a few creative tools and do not present great innovation in their processes in general.

Palavras-chave: criatividade; inovação; processo criativo,

Palavras-chave: creativity; innovation; creative process,

DOI: 10.5151/gampi2017-04

Referências bibliográficas
  • [1] ALVES, Hobedes de A; CAMPOS, Fabio; NEVES, André. Aplicação da técnica criativa “Brainstorming Clássico” na ge-ração de alternativas na criação de games. UFPE, 2007.
  • [2] BAXTER, Mike R. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 2 ed. São Paulo: Blucher, 2000. ISBN 9788521202655
  • [3] BAHIA, Sara (2007). Psicologia da Criatividade. Manual de Apoio para a disciplina de Psicologia da Criatividade. Mestrado em Teatro e Comunidade da ESTC/IPL
  • [4] FRANCO, Augusto de. Cocriação: reinventando o conceito. São Paulo, Escola de Redes, 2ª edição, 2012. 86p.
  • [5] GIL, Antonio C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo, Atlas, 2002. ISBN 8522431698
  • [6] MANO, Vinícius; ZAGALO, Nelson. Criatividade: sujeito, processo e produto. 8º LUSOCOM. Portugal, 2009.
  • [7] MELLO, Willyams B. de. Proposta de um método aberto de projeto de produto – três alternativas de criação. São Paulo, 2011.
  • [8] OSTROWER, Fayga; Criatividade e Processos de Criação. Petrópolis: Editora Vozes, 1987.
  • [9] ROBINSON, Ken. Libertando o poder criativo: a chave para o crescimento pessoal e das organizações. São Paulo (SP): HSM, 2012. 297 p. ISBN 9788565482158.
  • [10] SCHERER, Felipe Ost; CARLOMAGNO, Maximiliano S. Gestão da Inovação na Prática: Como Aplicar Conceitos e Ferramentas para Alavancar a Inovação. São Paulo, Atlas S/A, Livro Digital, 2009.
  • [11] SERAFIM, Luiz E. O Poder da Inovação – A Experiência da 3M e de Outras Empresas Inovadoras. Editora Saraiva, Versão Digital, 20
  • [12] THIRY-CHERQUES, Hermano R. Saturação em pesquisa qualitativa: Estimativa empírica de dimensionamento. Revista PMKT 03. 2009, p.27
Como citar:

SANGALETTI, Rhangel; DENARDI, Davi Frederico do Amaral; "Levantamento do uso de técnicas criativas na indústria criativa de Criciúma/SC", p. 39-50 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/gampi2017-04

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações