Dezembro 2019 vol. 6 num. 6 - 17º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 17 º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador
Palestra - Open Access.
Linguagem Cidadã de Processos em Sistemas Digitais
Citizen Process Language in Digital Systems
CARVALHO, Luiz Paulo ; CAPPELLI, Claudia ;
Palestra:
O entendimento de informações é um requisito de qualidade premente para transparência, necessário às bases de uma sociedade engajada e participativa, democrática. O governo determina o uso de Tecnologias da Informação, como a Internet, para que a Transparência, ativa e passiva, seja habilitada e garanta às partes interessadas, como o cidadão, o maior alcance possível dos dados públicos e dos dados abertos. Diversos são os desafios associados com o ato de transparecer informações, entre eles está o de comunicar efetivamente informações processuais públicas aos usuários, como manda a legislação. Há como utilizar elementos gráficos e textuais combinados de forma simples, clara e objetiva para construir uma comunicação entendível entre as partes? Se modelos de processos, construídos a partir de notações técnicas como BPMN, são de difícil compreensão, como transparecer essas informações processuais? Com fundamentações em Design, Comunicação Visual e Sistemas de Informação, apresentamos o uso de Linguagem Cidadã como parte da solução destes desafios por uma linguagem cidadã de processos, chamada GERAL, direcionada ao amplo entendimento pelo cidadão.
Palestra:
Understanding information is a pressing quality need for transparency, which is necessary for the foundations of an engaged, participatory, democratic society. The government mandates the use of Information Technologies, such as the Internet, so that active and passive transparency is enabled and ensures that stakeholders, such as citizens, have the widest possible range of public and open data. There are several challenges associated with the act of information disclosure, including communicating public procedural information to users, as required by law. Is it possible to use simple, clear and intuitive combined graphic and textual elements to build understandable communication between parts? If process models built on technical notations such as BPMN, are difficult to understand, how to disclose this information? Based on Design, Visual Communication and Information Systems, we present the use of Citizen Language as part of the solution of these challenges by a citizen process language, called GERAL, directed to the broad understandability by citizens.
Palavras-chave: Linguagem Cidadã, Transparência, Processo de Negócio, Sistema de Informação, Design,
Palavras-chave: Citizen Language, Transparency, Business Process, Information System, Design,
DOI: 10.5151/ergodesign2019-1.01
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Como citar:
CARVALHO, Luiz Paulo; CAPPELLI, Claudia; "Linguagem Cidadã de Processos em Sistemas Digitais", p. 1-13 . In: Anais do 17º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 17 º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador.
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ergodesign2019-1.01
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