Janeiro 2024 vol. 12 num. 1 - 11º Congresso Internacional de Design da Informação e 11º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design | CIDI+CONGIC 2023
CIDI - Open Access.
Linguagem Gráfica e Postagens Acadêmicas: o persuasivo e o informativo na comunicação institucional para o Instagram
Graphic Language and Academic Posts: the persuasive and the informative in institutional communication for Instagram.
Ferreira, Jonas Da Silva ; Lins, Guilherme Ranoya Seixas ;
CIDI:
Neste trabalho analisamos postagens compartilhadas pelo perfil institucional de uma universidade pública no Instagram. Buscamos construir um arcabouço metodológico que permita considerar aspectos linguísticos e retóricos que envolvessem a relação entre as duas formas de linguagem gráfica verbal e pictórica, identificando como convergem na construção de significação, e considerando a presença de argumentos retóricos na comunicação institucional na rede social. Para este fim, foram utilizadas as terminologias propostas por Twyman (1979) para a linguagem gráfica; as metodologias de análise de Evelyn Goldsmith (1980) e Jeremy Mulvey (1987); além de considerar a presença de argumentos retóricos identificados por meio dos apelos aristotélicos (ethos, pathos e logos). Por fim, consideramos que esse corpo teórico foi suficiente para propor uma base que avaliasse aspectos linguísticos das postagens institucionais, além de permitir a identificação de argumentos persuasivos da composição dos conteúdos.
CIDI:
In this study, we analyze posts shared by the institutional profile of a public university on Instagram. We aim to construct a methodological framework that allows for the consideration of linguistic and discursive aspects involving the relationship between the two forms of graphic language, verbal and pictorial, identifying how they converge in meaning construction, while considering the presence of rhetorical arguments in institutional communication on the social network. To achieve this, we draw upon the terminologies proposed by Twyman (1979) for graphic language, the analysis methodologies of Evelyn Goldsmith (1980) and Jeremy Mulvey (1987), as well as the presence of rhetorical arguments identified through Aristotelian appeals (ethos, pathos, and logos). Finally, we consider that this theoretical framework sufficiently enables the evaluation of linguistic aspects of institutional posts, in addition to facilitating the identification of persuasive arguments in content composition.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/cidiconcic2023-5_647157
Referências bibliográficas
- [1] Barthes, R. (1990). O Óbvio e o Obtuso: Ensaios sobre Fotografia, Cinema, Teatro e Música. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. Bassy, AM. (1974). Du texte à l'illustration: pour une sémiologie des étapes. De Gruyter Mouton: Journal of the International Associaon for Semioc Studies, Volume 11, Issue 4. 2009. Bonsiepe, G. (1997) Do Material ao Digital. Florianópolis: FIESC/IEL. Cairo, A. (2019). How Charts Lie: Getting Smarter about Visual Information. W. W. Norton & Company, Inc. 500 Fifth Avenue, New York, NY. Cunha Lima, R. (2009) Análise da Infografia Jornalística. Dissertação de Mestrado UERJ - Rio de Janeiro. Emanuel, B. (2010). Retórica no Design Gráfico. Dissertação (Mestrado) - Master of Arts in Integrated Design. Hochschule Anhalt. Dessau, Alemanha. Emanuel, B. (2017) A Retórica na Interação. Tese (Doutorado) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Escola Superior de Desenho Industrial. Escobar, B. Spinillo, C. (2016) Retórica Visual na Infografia sobre Saúde. Revista Brasileira de Design da Informação / Brazilian Journal of Information Design São Paulo. Vol. 13 / n. 2 , p. 162 – 179 | ISSN 1808-5377. Goldsmith, E. (1980) Comprehensibility of illustration – an analytical model. Information Design Journal, vol. 1, pp. 204–213. Mazzali, G. (2008) Retórica: de Aristóteles a Perelman. Revista Direitos Fundamentais e Democracia. ISSN 1982-0496. vol. 4. McCoy, K. (2000). Information and Persuasion: Rivals or Partners? Design Issues: Volume 16, Number 3. Massachusetts Institute of Technology. Autumn, 2000. Morris, C. (1938). Foundations of the Theory of Signs. In International Encyclopedia of Unified Science, Chicago: The University of Chicago Press. Mulvey, J. (1987). Pictures with words: a critique of Alain-Marie Bassy's approach. Information Design Journal. p. 141-158. Rati, B. Beccari, M. (2020). A Dimensão Retórica e a Dimensão Discursiva no Design Gráfico. Revista Brasileira de Design da Informação / Brazilian Journal of Information Design São Paulo. Vol. 17 / n. 1 , p. 170 – 183 | ISSN 1808-5377. Twyman, M. (1979). A Schema for the Study of Graphic Language. In: The Processing of Visible Language, vol. 1, Plenum, New York, pp. 117– 150.
Como citar:
Ferreira, Jonas Da Silva; Lins, Guilherme Ranoya Seixas; "Linguagem Gráfica e Postagens Acadêmicas: o persuasivo e o informativo na comunicação institucional para o Instagram", p. 70-84 . In: .
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidiconcic2023-5_647157
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações