Novembro 2023 vol. 12 num. 6 - 10º MXRio Design Conference 2023
Artigo - Open Access.
Livro Criativo: Design Emocional e socialização de seniores por meio de leituras subjetivas
Creative Book: Emotional Design and Senior Socialization through Subjective Readings
Garay, Boris Rodrigues ; Damazio, Vera Maria Marsicano ;
Artigo:
Este artigo se refere a serviço relacional denominado Livro Criativo (LC) e parte da premissa que o design pode promover a qualidade de vida do público sênior. Ele se insere no campo do design social e emocional, pois aborda questões globais complexas e de ordem subjetiva. A dinâmica do LC é mediada por diários gráficos cujas páginas são preenchidas com recursos variados (colagem, desenho, pintura e escrita) em encontros presenciais. Ele é, ainda, suporte de memória e fonte de investigação sobre longevidade pela perspectiva dos seniores. O presente artigo explicará a estratégia desencadeada pela Leitura Subjetiva (LS) que valoriza a expressão do leitor, ao contrário do autor ou da obra. Ela é utilizada para envolver criativamente os participantes e promover a socialização. O artigo argumenta que a LS promove troca de reflexões, de sentimentos e contribui para a revisão da identidade e a renovação da sociabilidade dos seniores. Traz, também, reflexões sobre a prática diarística e relato de oficina realizada com oito pessoas.
Artigo:
This article refers to a relational service called Creative Book (CB) and starts from the premise that design can enhance the quality of life for the senior population. It falls within the field of social and emotional design, as it addresses complex global issues with a subjective nature. The dynamics of CB are mediated by graphic diaries, where pages are filled with various resources (collage, drawing, painting, and writing) during in-person meetings. It serves as both a memory support and a source of investigation on longevity from the seniors' perspective. This article will explain the strategy triggered by Subjective Reading (SR), which values the reader's expression rather than the author or the work. It is used to creatively engage participants and promote socialization. The article argues that SR fosters the exchange of reflections and emotions and contributes to the revision of identity and the renewal of seniors' sociability. It also includes reflections on diary practice and a workshop report involving eight individuals.
Palavras-chave: envelhecimento populacional, diário gráfico, leitura subjetiva, socialização, identidade,
Palavras-chave: population aging, graphic diary, subjective reading, socialization, identity,
DOI: 10.5151/mxriodc2023-028
Referências bibliográficas
- [1] "Drummond de Andrade, C. (2012). Contos plausíveis. São Paulo, SP: Companhia das Letras.
- [2] Brooker, D. (2007). Person-centred dementia care: making services better. Jessica Kingsley Publishers.
- [3] Damazio, V., & Tonetto, L. M. (2022). Design Emocional e Design para o Bem-Estar: marcos, referências e apontamentos. Estudos em Design, 30(1), 156-170. Disponível em: https://estudosemdesign.emnuvens.com.br/design/article/view/1391/522
- [4] Damazio, V. (2015). Emotional Design. The Bloomsbury Encyclopedia of Design.
- [5] Eagleton, T. (1997). Teoria da literatura: uma introdução. (W. Dutra, Trad.). São Paulo: Martins Fontes.
- [6] Ernaux, A. (2021). O lugar. São Paulo: Fósforo.
- [7] Frank, A. (2000). O diário de Anne Frank. Edição integral. Rio de Janeiro: Ed. Record.
- [8] Frascara, J. (2001). The dematerialization of design/La desmaterialización del diseño. Tipográfica, 50(18-25).
- [9] Foucault, M. (2004). A escrita de si. In Ditos & Escritos V - Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
- [10] Garay, B. (2020). Livro criativo: atividade com seniores mediada por diários gráficos. (Dissertação de mestrado). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/50931/50931.PDF
- [11] IMAGINAR. (2012). Porto: Edições APECV – Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual, (n. 54).
- [12] Jesus, C. M. (2019). Quarto de despejo: Diário de uma favelada. São Paulo: Ática.
- [13] Jouve, V. (2012). A leitura como retorno a si: sobre o interesse pedagógico das leituras subjetivas. In A. Rouxel, G. Langlade, & N. L. Rezende (Orgs.), Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda.
- [14] Jouve, V. (2002). A leitura. São Paulo: Editora UNESP.
- [15] Lispector, C. (2020). Um sopro de vida. Rio de Janeiro: Rocco.
- [16] Mckee, R. (2006). Story: substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiro. Curitiba: Arte e Letra Editora.
- [17] Mello, R. R. (2003). Tertúlia Literária Dialógica: espaço de aprendizagem dialógica. Contrapontos (UNIVALI), 3(3), 449-457. Recuperado de http://www6.univali.br/seer/index.php/rc/article/viewFile/740/591
- [18] Rezende, N. de, & Oliveira, G de. (2015). Um sujeito leitor para a literatura na escola. Entrevista com Annie Rouxel. Revista Teias, 16(41), 280-294. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24526
- [19] Rogers, C. (1975). A terapia centrada no cliente. São Paulo: Martins Fontes.
- [20] Rouxel, A. (2012). O advento dos leitores reais. In A. Rouxel, G. Langlade, & N. L. Rezende (Orgs.), Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda.
- [21] UNFPA e HelpAge International. (2012). Envelhecimento no Século XXI: Celebração e Desafio (Resumo). Disponível em: https://www.unfpa.org/sites/default/files/pub-pdf/Portuguese-Exec-Summary_0.pdf
- [22] Urban Sketchers. (2023). See the world one sketch at a time. Retrieved May 22, 2023, from https://urbansketchers.org/
- [23] World Health Organization. (2011). Global Health and Aging. US National Institute of Aging. Disponível em: https://www.who.int/ageing/publications/global_health.pdf
- [24] World Health Organization. (2005). Envelhecimento ativo: uma política de saúde. World Health Organization; tradução Suzana Gontijo. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde. Disponível em: http://www.prosaude.org/publicacoes/diversos/envelhecimento_ativo.pdf"
Como citar:
Garay, Boris Rodrigues; Damazio, Vera Maria Marsicano; "Livro Criativo: Design Emocional e socialização de seniores por meio de leituras subjetivas", p. 390-401 . In: 10º MXRio Design Conference 2023.
São Paulo: Blucher,
2023.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/mxriodc2023-028
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações