Novembro 2019 vol. 6 num. 4 - 9° Congresso Internacional de Design da Informação
Artigo completo - Open Access.
Livro digital de Literatura infantil: premissas para o design de narrativa interativa
Digital book of children's literature: assumptions for interactive narrative design
Teixeira, Deglaucy Jorge ; Gonçalves, Berenice Santos ;
Artigo completo:
O progresso das tecnologias traz mudanças que colaboram para o desenvolvimento da sociedade, entretanto também trazem o desafio de adaptações culturais, sociais e técnicas. Na área de literatura infantil, o advento das tecnologias digitais permitiu a produção de diferentes formatos para histórias infantis, tal como o formato de livro em aplicativo, os book apps infantis, que traz mudanças profundas não apenas no processo de leitura mas em todo seu processo produtivo, considerando a relação entre texto e mundo. Neste caso é preciso considerar o texto sendo representado por diferentes mídias e recursos interativos e adequá-los ao conteúdo. Neste artefato, para que a compreensão da história possa ocorrer de forma efetiva, a organização na narrativa junto as mídias e a interatividade devem ocorrer de forma íntegra, pois as mídias digitais não apenas mudam a forma de apresentar a narrativa, mas alteram a natureza da história e a possibilidade para entende-la. Desta maneira, é necessário desenvolver um modelo de design de narrativa em literatura infantil apresentada em ambiente digital que possa considerar as mídias e a interatividade dentro do processo narrativo. Para isso, por meio de uma pesquisa qualitativa e exploratória, este estudo teve como objetivo elaborar um conjunto de premissas a partir de estudos literários a fim de contribuir para o design de narrativa digital interativa em book app infantil. Como consequência, as premissas resultantes deram origem a categorias que podem compor fases processuais no desenvolvimento de uma narrativa digital interativa infantil em book app.
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The progress of technologies brings changes that contribute to the development of society, but also bring the challenge of cultural, social and technical adaptations. In the area of children's literature, the advent of digital technologies allowed the production of different formats for children's stories, such as the book as an application, the children's book apps, which brings profound changes, not only in the reading process but throughout its process productive relationship, considering the relationship between text and the world. In this case it is necessary to consider the text being represented by different media and interactive resources and to adapt them to the content. In this artifact, so that the understanding of history can take place effectively, the organization in the narrative together with the media and the interactivity must occur in an integral way, since the digital media not only change the way of presenting the narrative, but alter the nature of the narrative. history and the possibility to understand it. In this way, it is necessary to develop a narrative design model in children's literature presented in a digital environment that can consider media and interactivity within the narrative process. For this, through a qualitative and exploratory research, this study had as objective to elaborate a set of premises from literary studies in order to contribute to the design of interactive digital narrative for children's book app. As a consequence, the resulting premises gave rise to categories that may constitute procedural phases in the development of an interactive digital narrative in the book app.
Palavras-chave: book app, livro digital infantil, narrativa digital interativa, design de narrativa,
Palavras-chave: book app, children’s digital book, interactive digital narrative, narrative design,
DOI: 10.5151/9cidi-congic-4.0334
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Como citar:
Teixeira, Deglaucy Jorge; Gonçalves, Berenice Santos; "Livro digital de Literatura infantil: premissas para o design de narrativa interativa", p. 1927-1935 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação.
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/9cidi-congic-4.0334
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