CONGIC - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Logotipos de bancos digitais: uma análise exploratória de características e similaridades tipográficas

Digital bank's logotypes: an exploratory analysis of typographic characteristics and similarities

KLAIC, FREDERICO GUEDES ; Oliveira, Gabriela Araújo Ferraz ;

CONGIC:

Este artigo apresenta uma pesquisa que investiga os logotipos dos bancos digitais. Depois do levantamento do corpus analítico, realizamos uma análise com um instrumento baseado em Maldonado e Farias (2021), com o objetivo de explicitar as características e similaridades tipográficas presentes nos logotipos dos bancos digitais contemporâneos. Observamos, portanto, a predominância do uso de tipografias sem serifa, bem como a utilização de cores sólidas, remetendo ao modernismo do Estilo Suíço para assumir os mesmos valores e ideais.

CONGIC:

This paper presents a survey of digital bank's logotypes. After probing and selecting our cases, we analysed based on Maldonado e Farias' (2021) methodology, seeking to determine typographic characteristics and similarities used in contemporary digital banks' logotypes. Hence, we indicate predominance of sans serif typefaces and solid colors, hinting at Swiss Style's modernism to take on the same values and ideals.

Palavras-chave: logotipo, banco digital, tipografia,

Palavras-chave: logotype, digital bank, typography,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-111_649580

Referências bibliográficas
  • [1] Garfield, S. (2012). Esse é meu tipo: um livro sobre fontes. Rio de Janeiro: Zahar.
  • [2] Lupton, E. (2013). Pensar com tipos. São Paulo: Cosac Naify.
  • [3] Lupton, E. (2015). Tipos na tela: um guia para designers, editores, tipógrafos, blogueiros e estudantes. São Paulo: Gustavo Gili.
  • [4] Maldonado, D. M. & Farias, P. L. (2021). Logotipos das Folhas: uma comparação entre a Folha da Noite, Folha da Manhã e Folha de S. Paulo ao longo de 100 anos de história, p. 1485-1499 . In: Anais do 10º CIDI, edição 2021. São Paulo: Blucher.
  • [5] Melo, C. H. de, & Ramos, E. (2011). Linha do tempo do design gráfico no Brasil. São Paulo: Cosac Naify.
  • [6] Peón, M. L. (2003). Sistemas de identidade visual. São Paulo: 2AB.
  • [7] Ribeiro, L. H. de O., Sodré, M. F., & Albuquerque Jr., C. R. F. (2022). A ascensão dos bancos digitais na era moderna: uma análise qualitativa através de ferramentas do planejamento estratégico. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 1, p. 4303-4315. ISSN: 2525-8761.
  • [8] Schneider, B. (2010). Design – uma introdução: o design no contexto social, cultural e econômico. São Paulo: Editora Blucher.
  • [9] Souza, E. A.; Oliveira, G. A. F.; Miranda, E. R.; Coutinho, S. G.; Filho, G. P.; Waechter, H. N. Alternativas epistemológicas para o design da informação: a forma enquanto conteúdo. InfoDesign, v. 13, n. 2, p. 107-118, 2016. doi: 10.51358/id.v13i2.480.
  • [10] Twyman, M. (1982). The graphic presentation of language. Reading, Inglaterra: University of Reading.
  • [11] Wheeler, A. (2019). Design de identidade da marca: guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas. Porto Alegre: Bookman.
Como citar:

KLAIC, FREDERICO GUEDES; Oliveira, Gabriela Araújo Ferraz; "Logotipos de bancos digitais: uma análise exploratória de características e similaridades tipográficas", p. 1655-1663 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-111_649580

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações