CONGIC - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Manual definitivo do bartender amador: desenvolvimento de um guia da coquetelaria através do estudo do design editorial

Cocktail making guide for beginners: a study on cocktail making and editorial design practices

Guaraná, Felipe Dias Pinto ; Cadena, Renata ;

CONGIC:

Este artigo aborda a criação de um livro de receitas de drinks direcionado para amadores, apresentando um pouco da história da prática da coquetelaria e também elementos do design editorial, que guiaram a realização do material gráfico final. Descreve-se um teste realizado com seis participantes envolvendo a degustação de vinte drinks no intuito de adquirir dados que auxiliassem na construção do conteúdo do livro. Por fim, o artigo mostra a realização do projeto gráfico do livro de receitas, seguindo a metodologia projetual de Fuentes (2006) complementada pelos elementos descritos por Haslam (2007) e Apfelbaum e Cezzar (2014).

CONGIC:

This article addresses the creation of a cocktail recipe book aimed at amateurs, presenting a bit of the history of cocktail making and also elements of the editorial design, which guided the creation of the final graphic material. A test carried out with six participants involving the tasting of twenty drinks is described in order to acquire data that would help in the construction of the book's content. Finally, the article shows the realization of the graphic design of the cookbook, following the design methodology of Fuentes (2006) complemented by the elements described by Haslam (2007) and Apfelbaum and Cezzar (2014).

Palavras-chave: coquetelaria, livro de receitas, design editorial,

Palavras-chave: cocktail making, cookbook, editorial design,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-113_649942

Referências bibliográficas
  • [1] Apfelbaum, S., & Cezzar, J. (2014). Designing the editorial experience: A primer for print, web, and mobile. Beverly: Rockport Publishers.
  • [2] Elman, I., Soares, N. S., & Silva, M. E. M. P. (2010). Análise da Sensibilidade do Gosto Umami em Crianças com Câncer. Revista Brasileira de Cancerologia, 56(2), 237-24
  • [3] Fuentes, R. (2006). A prática do design gráfico: uma metodologia criativa. São Paulo: Rosari.
  • [4] Gruszynski, A. C. (2015). Design editorial e publicação multiplataforma. Intexto, UFRGS, Porto Alegre, (34), 571-588.
  • [5] Haslam, A. (2007). O livro e o Designer II: Como criar e produzir livros. São Paulo: Rosari.
  • [6] Lieberman, A., Hoptman, A., & Carlson, N. E. (2010). A bibliography of English etymology. Minnesota: University of Minnesota Press.
  • [7] Ribeiro, E. B. D. S. (2019). Gêneros textuais e os saberes das ervas medicinais: uma experiência na comunidade Boa Esperança do Burgo.
  • [8] Wondrich, D. (2015). Imbibe! Updated and Revised Edition: From Absinthe Cocktail to Whiskey Smash, a Salute in Stories and Drinks to Professor Jerry Thomas, Pioneer of the American Bar. New York: Perigee.
Como citar:

Guaraná, Felipe Dias Pinto; Cadena, Renata; "Manual definitivo do bartender amador: desenvolvimento de um guia da coquetelaria através do estudo do design editorial", p. 1672-1682 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-113_649942

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações