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Mapeamento da pesquisa em design no Brasil com base na análise das teses de doutorado desenvolvidas em programas de pós-graduação da área

Mapping design research in Brazil based on the analysis of doctoral theses developed in graduate programs in the field

COSTA, Renato da Cunha Tardin ; NASCIMENTO, Luís Cláudio Portugal do ;

Artigo:

Em 2022, o primeiro curso de doutorado em design no Brasil completa 20 anos de implantação. A pós-graduação stricto sensu pode ser considerada um dos pilares para consolidação do design como campo autônomo, estimulando avanço do conhecimento e promovendo capacitação de professores e pesquisadores. Este estudo tem objetivo de mapear a pesquisa acadêmica em design valendo-se de análise sobretudo quantitativa descritiva da produção de doutorado em programas de pós-graduação (PPG) em design no Brasil. Optou-se por utilizar o nível de doutorado como delimitação do objeto deste estudo pelo fato de ele implicar investigações inéditas de maior profundidade e por apresentar, em geral, suas estratégias metodológicas, além de dados materiais relacionados ao PPG em que tenham sido desenvolvidas. De novembro de 2005 a setembro de 2022, foram contabilizadas 735 teses de doutorado defendidas na área de conhecimento do design como um todo, que farão parte do corpus do estudo. Nos dois primeiros semestres desta pesquisa, vem sendo realizada revisão da literatura sobre possíveis parâmetros e categorias de análise para caracterização das variáveis mais representativas da produção acadêmica em design, culminando, tal como programado, na criação de um amplo sistema de classificação para coleta dos dados das várias teses. Em um levantamento preliminar já realizado foram identificadas várias categorias de informação que estão sendo provisoriamente agrupadas na classe de informações factuais e de informações interpretativas. As primeiras podem ser extraídas diretamente das teses ou outras fontes auxiliares. Já as segundas demandam análise e interpretação mais detida e aprofundada por parte do pesquisador. Ao final da coleta, pretende-se sistematizar os dados levantados visando a elaboração de representações visuais dessas informações. Por meio desses elementos gráficos, espera-se revelar e descrever características relevantes e efetivamente informativas da pesquisa acadêmica em design, possibilitando, por exemplo, observação de mudanças eventualmente ocorridas no decorrer do período estudado.

Artigo:

In 2022, the first doctoral course in design in Brazil will be 20 years old. Graduate programs can be considered one of the pillars for the consolidation of design as an independent field, as they promote the growth of knowledge and advance the training of professors and researchers. This study aims to map academic design research, by conducting a descriptive mainly quantitative analysis of doctoral production in design graduate programs in Brazil. We chose to use the doctoral level as the delineation of the object of study because it includes unprecedented research of greater depth. In addition, doctoral theses generally contain more details about their methodological strategies and material data related to the program in which they were developed. From November 2005 to September 2022, 735 theses were counted that were defended across the design knowledge area and will be part of the study corpus. In the first two semesters of this investigation, a literature review of possible parameters and categories of analysis has been conducted to characterize the most representative variables of academic production in the field of design, culminating, as planned, in a broad classification system for the collection of data from the various theses. Some 70 categories of information have already been identified, tentatively classified as factual information and interpretive information. The former can be obtained directly from theses or other auxiliary sources. The second class requires more detailed and in-depth analysis and interpretation by the researcher. At the end of the data-collection phase, the collected data should be systematized to create visual representations of this information. These graphical elements will be used to highlight and describe relevant and meaningful features of academic research in design so that, for example, changes that may have occurred during the period under study can be observed.

Palavras-chave: pesquisa acadêmica em design; doutorado em design; programa de pós-graduação em design; produção científica em design,

Palavras-chave: design research; doctorate in design; design graduate program; academic production in design,

DOI: 10.5151/6spdesign-049

Referências bibliográficas
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Como citar:

COSTA, Renato da Cunha Tardin; NASCIMENTO, Luís Cláudio Portugal do; "Mapeamento da pesquisa em design no Brasil com base na análise das teses de doutorado desenvolvidas em programas de pós-graduação da área", p. 97-98 . In: Anais do 6º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/6spdesign-049

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