Short Paper - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Materiais gráficos para atendimento educacional especializado de pessoas com baixa visão: análise gráfica e requisitos

Graphic materials for specialized educational assistance for low vision: graphic analysis and requirements

Antoniolli, Karina de Abreu ; Bueno, Juliana ;

Short Paper:

"O projeto “Tela Multitoque para Auxílio ao Atendimento Especializado de Pessoas com Baixa Visão: umaexperiência centrada no humano” procura adequar um modelo de atendimento baseado em materiaisdidáticos artesanais (pranchas) para contexto digital, apoiando-se no processo de Design Centrado noHumano dividido em 3 etapas (IDEO, 2015). Detalha-se neste artigo o procedimento de catalogação eanálise gráfica das pranchas, realizado na primeira etapa, em que se empregou as quatro seções daEscala de Eficiência Visual proposta por Barraga (1970) e fundamentos de design pela definição de váriosautores. A partir das análises gráficas, são propostos requisitos para produção de materiais e exercíciosdesse tipo, considerando também os objetivos de cada seção da Escala e os princípios de Designelencados. Os dados aqui apresentados e outros coletados durante a pesquisa serão a base para odesenvolvimento das duas próximas etapas do projeto."

Short Paper:

"The project “Multitouch Screen to Aid Specialized Assistance for People with Low Vision: a humancenteredexperience” seeks to adapt an assistance model based on handmade didactic materials (boards)for the digital context, with a Human-Centered Design process divided into 3 stages (IDEO, 2015). Theprocedure of cataloging and graphic analysis of the boards, carried out in the first stage, is detailed in thisarticle, in which the Visual Efficiency Scale proposed by Barraga (1970) and design fundamentals by thedefinition of several authors were used. Based on the graphic analysis, requirements for the production ofmaterials and exercises of this type are proposed, also considering the objectives of each section of theScale and the design principles listed. The data presented here and other collected during the researchwill be the basis for the development of the next two stages of the project."

Palavras-chave: design centrado no humano, eficiência visual, análise gráfica, baixa visão,

Palavras-chave: human-centered design, visual efficiency, graphic analysis, low vision,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-131-355223-CONGIC-Comunicacao_ac.pdf

Referências bibliográficas
  • [1] "Barraga, N. (1970). Visual Efficiency Scale. Louisville, KY: American Printing House for the Blind.
  • [2] Barraga, N. (1985). Disminuidos visuales y aprendizaje (enfoque evolutivo). Madrid, ES: Organización Nacional de Ciegos de Espana.
  • [3] Farina, M. (2006). Psicodinâmica das cores em comunicação. 5. ed. rev. e aum. São Paulo:Edgard Blucher.
  • [4] Fuente, B. E. de la, & Martín, M. B. (2005). Escala de Eficiencia Visual de Natalie Barraga. III Congreso Virtual INTEREDVISUAL sobre La Autonomía Personal de Personas con Ceguera o Deficiencia Visual, Espanha.
  • [5] Gomes Filho, J. (2004). Gestalt do Objeto. São Paulo: Escrituras Editora, 6a ed. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
  • [6] (2015). Pesquisa nacional de saúde: 2013: ciclos de vida: Brasil e grandes regiões. IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento. Rio de Janeiro:IBGE.
  • [7] IDEO. (2015). The Field Guide to Human-Centered Design. 2. Ed. Disponível em https://www.designkit.org//resources/1
  • [8] Leborg, C. (2015). Gramática visual. São Paulo: Gustavo Gilli.
  • [9] Lupton, E., & Phillips, J. C. (2013). Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac Naify.
  • [10] Lupton, E., & Lipps, A. (2018). The Senses: Design Beyond Vision. 1. ed. Hudson, NY: Princeton Architectural Press.
  • [11] Web Accessibility in Mind. (2013). Visual Disabilities: Low Vision. Disponível em https://webaim.org/articles/visual/lowvision
  • [12] "
Como citar:

Antoniolli, Karina de Abreu; Bueno, Juliana; "Materiais gráficos para atendimento educacional especializado de pessoas com baixa visão: análise gráfica e requisitos", p. 1689-1695 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-131-355223-CONGIC-Comunicacao_ac.pdf

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações