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MATERIALIZAR CIDADES INVISÍVEIS: INVENTANDO CAMINHOS CRIATIVOS NO ENSINO TÉCNICO EM COMUNICAÇÃO VISUAL

Margarites, Ana Paula Freitas ;

Artigo:

Este artigo fala sobre a experiência de uma professora ao conduzir, junto a uma turma de estudantes do Curso Técnico em Comunicação Visual do IFSul – Pelotas – Brasil, um projeto experimental de desenvolvimento de identidades visuais na disciplina intitulada Laboratório de Criatividade. Neste caso, foram utilizados textos do livro Cidades Invisíveis, do escritor Ítalo Calvino, como ponto de partida para a criação de marcas e peças gráficas para diferentes cidades inexistentes descritas pelo autor. Breves entrevistas realizadas com os estudantes dão pistas a respeito de como o processo correu de forma rizomática, contaminado por afetações e trânsitos. Em um exercício que promovia a utilização de um texto literário como briefing para um projeto, os estudantes foram estimulados a repensar e construir seus próprios processos criativos, resultando em peças que apresentam grande diversidade de linguagens.

Artigo:

This article talks about the experience of a teacher while driving, along with a group of students from the Technical Course in Visual Communication IFSul - Pelotas - Brazil, an experimental project for developing visual identities in the course entitled Creativity Lab. In this case, the highly acclaimed book Invisible Cities, written by Italo Calvino, was used as a starting point for branding and graphic elements development for different nonexistent cities described by the author. Brief interviews with students give clues as to how the process ran in a rhizomatic way contaminated by affectations and transits. In an exercise that promoted the use of a literary text as a briefing for a project, students were encouraged to rethink and build their own creative processes, resulting in pieces that use a great diversity of languages.

Palavras-chave: design gráfico, ensino técnico, metodologia, criatividade., graphic design, technical education, methodology, creativity.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-01292

Referências bibliográficas
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Como citar:

Margarites, Ana Paula Freitas; "MATERIALIZAR CIDADES INVISÍVEIS: INVENTANDO CAMINHOS CRIATIVOS NO ENSINO TÉCNICO EM COMUNICAÇÃO VISUAL", p. 1621-1630 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-01292

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