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Melhorando o as emissões atmosféricas: um estudo comparativo sobre a redução das emissões de gases de efeito estufa em carregadeiras de mineração subterrânea por meio da aplicação de aditivos de combustível

Enhancing Emissions Environmental Performance: A comparative study on Greenhouse Gas Emission Reduction in Underground Mining Loaders through the application of Fuel Additives

TAVARES, J. D. H. ; PEREIRA, F. H. ; LOMBARDI, A. S. ; SILVEIRA, M. V. ; LOPES, N. F. ; SANDER, A. M. S. ; ZOCH, J. B. ; BRAGA, B. A. ; APÓSTOLO, A. M. C. ; SILVA, D. C. D. ;

Trabalhos selecionados para publicação apenas:

O objetivo desse trabalho é demonstrar de forma comparativa a redução de emissões dos gases de efeito estufa em uma pá carregadeira, de uma mineradora subterrânea, com o uso de aditivos para combustíveis. Além da redução de consumo desejada pela indústria para diminuir custos, alcançar os objetivos e metas de sustentabilidade relacionados às emissões atmosféricas é um tema destacado no mercado atualmente. Uma solução para este desafio é a utilização dessa tecnologia, que, ao proporcionar uma queima mais completa, tem o potencial de reduzir o consumo e as emissões. A metodologia utilizada compara os resultados de emissões dos gases de efeito estufa no escapamento antes e depois da aditivação, com o uso de um opacímetro e analisador de gases, através dos seguintes parâmetros: opacidade, porcentagem de oxigênio e dióxido de carbono, concentração de óxidos de nitrogênio e monóxido de carbono. Destacam-se os resultados da opacidade inicial, que estava fora de especificação com 2,47m-1, passando para 0,05m-1, e da redução de monóxido de carbono em 27% a 700 rpm e 16% a 1500 rpm. Isso comprova o benefício da redução das emissões, uma vez que a opacidade está relacionada à emissão de particulados e o monóxido de carbono está relacionado a uma combustão mais completa no motor.

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This work aims to comparatively demonstrate the reduction of greenhouse gas emissions in a loader, from an underground mining company, through the fuel additives application. Alongside the desire by the industry on the fuel economy to reduce costs, achieving sustainability goals related to atmospheric emissions stands out as a main issue in the market. A solution to this challenge lies in the fuel additive technology, which, by providing a more complete combustion, has the potential to reduce consumption and emissions. The methodology employed involves comparing greenhouse gas emissions results in the exhaust before and after the additive application, utilizing an opacimeter and gas analysis to measure parameters such as: opacity, percentage of oxygen and carbon dioxide, concentration of oxides nitrogen and carbon monoxide. The results reveal a significant reduction of the initial opacity before treatment, which exceeded regulatory limits at 2.47m-1, to the value of 0.05m-1 after additivation within regulatory bounds, and the comparative reduction of carbon monoxide by 27% at 700 rpm and 16% at 1500 rpm. These confirm the emission reduction benefit, since opacity is related to particle emissions and carbon monoxide is an indicative of more complete combustion within the engine.

Palavras-chave: -,

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DOI: 10.5151/simea2024-PAP98

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Como citar:

TAVARES, J. D. H.; PEREIRA, F. H.; LOMBARDI, A. S.; SILVEIRA, M. V.; LOPES, N. F.; SANDER, A. M. S.; ZOCH, J. B.; BRAGA, B. A.; APÓSTOLO, A. M. C.; SILVA, D. C. D.; "Melhorando o as emissões atmosféricas: um estudo comparativo sobre a redução das emissões de gases de efeito estufa em carregadeiras de mineração subterrânea por meio da aplicação de aditivos de combustível", p. 533-539 . In: Anais do XXXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2024-PAP98

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