Agosto 2019 vol. 6 num. 1 - XXVII Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva
Artigo - Open Access.
Melhoria da eficiência energética automotiva aplicando o sistema Start&Stop e estratégias de operação do alternador
Automotive energy efficiency improvement applying Start & Stop system and alternator operation strategies
Monteiro, Luis Gustavo de Carvalho ; Pujatti, Fabrício José Pacheco ; Sousa, John Marlon de Santos ; Sales, Luis Carlos Monteiro ; Rodrigues, João Paulo ;
Artigo:
Com o crescimento formidável da indústria automotiva,também surgiu a preocupação com o aumento das emissões de gases de efeito estufa e a importância desse setor desenvolver tecnologias inovadoras para aumentar a eficiência energética,reduzindo o consumo de combustível e,consequentemente,mitigando as emissões de CO2.Esta pesquisa objetivou a análise experimental do consumo de energia e comparação da redução de CO2 aplicando o sistema Start & Stop e estratégias de operação do alternador.Umas destas estratégias do alternador é baseada em seu acoplamento e desacoplamento mecânico e elétrico,devido a uma polia integrada a uma embreagem eletromagnética em certas circunstâncias predeterminadas.Essa operação foi elaborada a partir da estratégia convencional que contempla apenas o desacoplamento elétrico,conhecida como “alternador inteligente”.Os testes foram realizados em um veículo nos ciclos urbano e rodoviário (FTP75+HW) a fim de avaliar suas características operacionais,assim como obter os consumos energéticos de cada configuração.Comparados à configuração de base,os resultados apresentaram uma redução do consumo energético de 2,38% e 3,56% utilizando isoladamente o sistema Start&Stop e as estratégias de operações do alternador,respectivamente,e 4,91% de redução quando combinados.
Artigo:
With the formidable growth of the automotive industry, also came the concern with the rise of greenhouse gas emissions and the importance of this sector to develop innovative technologies to increase energy efficiency, reducing fuel consumption and consequently mitigating CO2 emissions. This research aimed at the experimental analysis of the energy consumption and CO2 reduction comparison applying Stop & Start system and alternator operations strategies. One of these alternator operational strategies is based on its mechanical and electrical coupling and decoupling due to a pulley integrated to an electromagnetic clutch in certain predetermined circumstances. This operation was elaborated from the conventional strategy that contemplates only the electrical decoupling, known as "smart alternator". The tests were performed on a vehicle in the urban and highway cycles (FTP75 + HW) in order to evaluate its operational characteristics, as well as obtaining the energy consumptions of each configuration. Compared to the baseline configuration, the results presented energy consumption reductions of 2.38% and 3.56%, using separately the Start & Stop system and alternator operating strategies, respectively, and reduction of 4,91% when combined.
Palavras-chave: -,
Palavras-chave: -,
DOI: 10.5151/simea2019-PAP60
Referências bibliográficas
- [1] -
Como citar:
Monteiro, Luis Gustavo de Carvalho; Pujatti, Fabrício José Pacheco; Sousa, John Marlon de Santos; Sales, Luis Carlos Monteiro; Rodrigues, João Paulo; "Melhoria da eficiência energética automotiva aplicando o sistema Start&Stop e estratégias de operação do alternador", p. 626-641 . In: XXVII Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva.
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/simea2019-PAP60
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações