Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

MENINOS DE RIO: PROCESSOS METODOLÓGICOS COLABORATIVOS NA CRIAÇÃO DE UMA IDENTIDADE VISUAL

Oliveira, Moema David ; Silva, Heloisa Maria de Macedo ; Costa, Hêvilla Rayane Valério ;

Artigo Completo:

Este artigo apresenta o relato de experiências vividas por um grupo de extensionistas da Universidade Federal da Paraíba através do design colaborativo. Dentre os vários desdobramentos dessa vivência, estamos dando especial atenção neste artigo para os processos de criativos que resultaram na elaboração, co participativa, da programação visual do projeto. Detalhamos aqui os aspectos metodológicos, ferramentas e abordagens utilizados para formular a identificação visual do Projeto de Extensão Meninos de Rio: arte e design social na escola. Uma iniciativa do Bacharelado em Design desta Instituição de Ensino Superior, movida pela busca troca de saberes com a comunidade local. O desenvolvimento deste trabalho se mostrou fundamental aos participantes para reflexão e amadurecimento sobre como conhecimentos acadêmicos podem devolver colaborações para a sociedade, ainda que numa micro esfera. Formando a rede de atores que sustentaram estes projetos estiveram alunos e professores universitários e alunos e professores do Centro Integrado de Educação Herman Lundgren durante o ano de 2015 a 2016. Dentre seus ideais do projeto estavam a aproximação entre academia a e sociedade e apresentação do design para crianças da Escola através de linguagens artísticas, o que pode ser verificado no trabalho que detalhamos a seguir.

Artigo Completo:

Palavras-chave: design social; projeto de extensão; universidade e escola; arte e design; identidade visual.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0085

Referências bibliográficas
  • [1] BAXTER, Mike R. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. Tradução: Itiro Ilida. São Paulo: Blucher, 2000.
  • [2] BINDER, Thomas; KOSKINEN, Ilpo; REDSTRÖM, Johan; WENSVEEN, Stephan; ZIMMERMAN, John. DESIGN RESEARCH THROUGH PRACTICE: From the Lab, Field, and Showroom. Morgan Kaufmann MA, USA, 2011.
  • [3] BINDER, Thomas e BRANDT, Eva. Experimental design research: Genealogy - intervention argument. Proceedings of International Association of Societies of Design Research. IASDR conference in I long Kong. 2007.
  • [4] COSTA, Mario Bestetti. Contribuições do design social: como o design pode atuar para o desenvolvimento econômico de comunidades produtivas de baixa renda. II Simpósio Brasileiro de Design Sustentável. São Paulo, 2009.
  • [5] Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2010. Disponível em:. Acesso em: 18 abr. 2016.Instituto de
  • [6] Design Social. Conceituação. In: O Design Social. Disponível em: . Acesso em: 19 abr. 201
  • [7] PAZMINO, Ana Verónica. Uma reflexão sobre Design Social, Eco Design e Design Sustentável. I Simpósio Brasileiro de Design Sustentável. Curitiba, 4 a 6 de set. 200
Como citar:

Oliveira, Moema David ; Silva, Heloisa Maria de Macedo; Costa, Hêvilla Rayane Valério; "MENINOS DE RIO: PROCESSOS METODOLÓGICOS COLABORATIVOS NA CRIAÇÃO DE UMA IDENTIDADE VISUAL", p. 993-1005 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0085

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações