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Meninos e um futuro menos machista: uma visão do Design para Mudança de Comportamento

Boys and a less sexist future: a vision from Design for Behavior Change

LAUXEN, Julia Mayer ; SCHERDIEN, Ingrid ;

Artigo:

A rejeição a tudo o que é feminino começa desde a infância. A cultura machista oprime tanto a homens quanto a mulheres, fazendo-se assim necessário discutir sobre pré concepções vigentes na sociedade. Neste contexto, o objetivo geral do estudo é propor diretrizes que auxiliem no desenvolvimento de projetos de design para a educação de meninos, considerando um futuro menos machista. Para obter essas diretrizes, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, que trouxe assuntos relacionados à masculinidade, ao feminismo e às metodologias de design aplicáveis ao assunto. Foram realizados, também, um questionário com pais e mães de meninos, entrevistas com especialistas e um workshop para determinação das diretrizes de projeto, que se resumem em: projetos educativos tanto para as crianças quanto para seus responsáveis; ter como público a primeira infância; ter uma linguagem neutra. Com base nisto, foram propostas algumas ideias iniciais de futuros projetos.

Artigo:

The rejection of everything that is feminine begins from childhood. The sexist culture oppresses both men and women, and to change that, it is necessary to discuss pre-conceptions existing in society. In this context, the general objective of the research is to propose guidelines that assist in the development of design projects for the education of boys considering a less sexist future. To obtain these guidelines, a bibliographic and documentary research was carried out, which brought up issues related to masculinity, feminism and design methodologies applicable to the subject. A questionnaire with fathers and mothers of boys, interviews with specialists and a workshop were conducted to determine the project guidelines, which are summarized in: educational projects for both children and their guardians; having early childhood as an audience; have a neutral language. Based on this, some initial ideas for future projects were proposed.

Palavras-chave: Machismo; Gênero; Educação.,

Palavras-chave: Sexism; Gender; Education.,

DOI: 10.5151/ped2022-4939891

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Como citar:

LAUXEN, Julia Mayer; SCHERDIEN, Ingrid; "Meninos e um futuro menos machista: uma visão do Design para Mudança de Comportamento", p. 5399-5413 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-4939891

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