Outubro 2024 vol. 9 num. 1 - 7º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil
Medicina - Open Access.
MENTE EM EQUILÍBRIO: SAÚDE MENTAL NAS ESCOLAS. ANÁLISE DE UMA INTERVENÇÃO EM ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE SÃO PAULO
MENTE EM EQUILÍBRIO: SAÚDE MENTAL NAS ESCOLAS. ANÁLISE DE UMA INTERVENÇÃO EM ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE SÃO PAULO
Camargo, Rodrigo Sinott ; Sinott, Gabriele de Oliveira ; Martins, Lindsay Gomes ;
Medicina:
Introdução: "Mente em Equilíbrio: Saúde Mental nas Escolas" é um projeto piloto de capacitação em saúde mental com professores da rede pública de São Paulo. Objetivos: promover a saúde mental e prevenção da violência no ambiente escolar. Metodologia: Estudo exploratório que avaliou o impacto de uma capacitação com profissionais da educação de uma escola pública de São Paulo entre maio e novembro de 2023. O impacto foi medido por um questionário tipo Likert aplicado no início e no final das intervenções. A capacitação consistiu em encontros mensais que abordaram temas de identificação e manejo de situações de violência na infância e adolescência, encaminhamentos para a rede de saúde, inteligência emocional e comunicação não violenta. Resultados: Observou-se um aumento significativo na compreensão dos problemas emocionais e comportamentais no ambiente escolar, na identificação e manejo de situações de violência em sala de aula, na apreensão de conceitos sobre violência, nos encaminhamentos para a rede de saúde, e no aprimoramento das habilidades cognitivas para melhorar a comunicação dentro da escola. Conclusão: O impacto positivo na compreensão e na conscientização dos professores em lidar com as questões abordadas incentiva a replicação e ampliação de projetos semelhantes em outras escolas do país.
Medicina:
Introdução: "Mente em Equilíbrio: Saúde Mental nas Escolas" é um projeto piloto de capacitação em saúde mental com professores da rede pública de São Paulo. Objetivos: promover a saúde mental e prevenção da violência no ambiente escolar. Metodologia: Estudo exploratório que avaliou o impacto de uma capacitação com profissionais da educação de uma escola pública de São Paulo entre maio e novembro de 2023. O impacto foi medido por um questionário tipo Likert aplicado no início e no final das intervenções. A capacitação consistiu em encontros mensais que abordaram temas de identificação e manejo de situações de violência na infância e adolescência, encaminhamentos para a rede de saúde, inteligência emocional e comunicação não violenta. Resultados: Observou-se um aumento significativo na compreensão dos problemas emocionais e comportamentais no ambiente escolar, na identificação e manejo de situações de violência em sala de aula, na apreensão de conceitos sobre violência, nos encaminhamentos para a rede de saúde, e no aprimoramento das habilidades cognitivas para melhorar a comunicação dentro da escola. Conclusão: O impacto positivo na compreensão e na conscientização dos professores em lidar com as questões abordadas incentiva a replicação e ampliação de projetos semelhantes em outras escolas do país.
Palavras-chave: SAUDE MENTAL NAS ESCOLAS, INFANCIA E ADOLESCENCIA, SAUDE MENTAL,
Palavras-chave: SAUDE MENTAL NAS ESCOLAS, INFANCIA E ADOLESCENCIA, SAUDE MENTAL,
DOI: 10.5151/sabara2024-3013
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Como citar:
Camargo, Rodrigo Sinott; Sinott, Gabriele de Oliveira; Martins, Lindsay Gomes; "MENTE EM EQUILÍBRIO: SAÚDE MENTAL NAS ESCOLAS. ANÁLISE DE UMA INTERVENÇÃO EM ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE SÃO PAULO", p. 132-147 . In: Anais do 7º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil.
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2357-7282,
DOI 10.5151/sabara2024-3013
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