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Metodologia para redução da dispersão de resultados de emissão de material particulado.

Methodology for reducing the dispersion of particulate matter emission results.

DAEMME, L. C. ; SCARDINI, A. C. ; VICENTINI, P. C. ; MELO, T. ; SILVA, K. M. D. ; Melara, V. K. ; Chedid, J. P. ;

Trabalho completo:

Devido à contribuição relevante das emissões veiculares para a poluição do ar, a regulamentação e aperfeiçoamento dos limites e métodos para avaliação de poluentes tem sido constante. No Brasil, desde a criação do PROCONVE em 1986, foram obtidos diversos benefícios para sociedade, como redução nos níveis de emissões e aumento da eficiência energética. Em 2022 a fase L7 apresentou evoluções na regulamentação das emissões, destacando-se o controle da massa de material particulado (MP) em veículos com ignição por centelha e injeção direta de combustível. Observa-se que a emissão desse composto nessa classe de veículos se caracteriza por baixos níveis de massa. Dessa forma a metodologia normativa usada para quantificar a massa de MP pode se caracterizar por altos índices de dispersão nos resultados. Com isso, estudos que objetivam comparar tratamentos e tecnologias podem apresentar uma falsa inexistência de diferenças significativas. O artigo apresenta alternativas para coleta e análise de MP em veículo flex GDI utilizando gasolina e etanol hidratado, visando a obtenção de resultados mais robustos. Resultados com o método desenvolvido apresentaram redução de até 50% no coeficiente de variação em ensaios experimentais comparados com o procedimento regulamentar.

Trabalho completo:

Due to the significant contribution of vehicle emissions to air pollution, the regulation and improvement of limits and methods for evaluating pollutants have been ongoing. In Brazil, since the establishment of PROCONVE in 1986, several benefits have been realized for society, including a reduction in emission levels and an increase in energy efficiency. In 2022, the L7 stage introduced advancements in emissions regulation, with a focus on controlling the mass of particulates (PM) in vehicles with spark ignition and direct fuel injection. It has been observed that the emission of this compound in this class of vehicles is characterized by low mass levels. Consequently, the normative methodology used to quantify the mass of PM can exhibit high levels of dispersion in the outcomes. This can lead to studies aiming to compare treatments and technologies falsely presenting a lack of significant differences. The article proposes alternatives for collecting and analyzing PM in a GDI flex vehicle using gasoline and hydrated ethanol, with the aim of obtaining more robust results. Results obtained with the developed method showed a reduction of up to 50% in the coefficient of variation in experimental tests compared to the regulatory procedure.

Palavras-chave: -,

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DOI: 10.5151/simea2024-PAP29

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Como citar:

DAEMME, L. C.; SCARDINI, A. C.; VICENTINI, P. C.; MELO, T.; SILVA, K. M. D.; Melara, V. K.; Chedid, J. P.; "Metodologia para redução da dispersão de resultados de emissão de material particulado.", p. 161-169 . In: Anais do XXXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2024-PAP29

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