Junho 2020 vol. 3 num. 1 - Inovação na educação - Pontes para futuros fora da caixa
Artigo - Open Access.
ABP aplicada ao ensino de engenharia mecânica
ABP aplicada ao ensino de engenharia mecânica
Queiroz, Vanessa Feliciano Martins de ; Kratz, Ricardo ;
Artigo:
Este artigo apresenta o relato de um caso de aplicação de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) a alunos do primeiro período de Engenharia Mecânica. Foi proposto, a partir da integração das unidades curriculares trabalhadas naquele período, o desenvolvimento de um brinquedo inclusivo para parque infantil destinado a pessoas com necessidades especiais (PNE). Foram desenvolvidos projetos de um balanço duplo para cadeirantes, um skate inclusivo, uma tirolesa para crianças com mobilidade reduzida e um balanço mecanizado. O método aplicado atingiu seu objetivo no que diz respeito tanto às atividades propostas em cada unidade curricular (Introdução à Engenharia Mecânica, Cálculo Diferencial e Integral I, Desenho Técnico I, Ciência Tecnologia e Sociedade, Álgebra Linear e Geometria Analítica) quanto no amadurecimento dos discentes, preparando-os para as próximas etapas acadêmicas, que incluem a fabricação de um protótipo do brinquedo projetado.
Artigo:
Este artigo apresenta o relato de um caso de aplicação de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) a alunos do primeiro período de Engenharia Mecânica. Foi proposto, a partir da integração das unidades curriculares trabalhadas naquele período, o desenvolvimento de um brinquedo inclusivo para parque infantil destinado a pessoas com necessidades especiais (PNE). Foram desenvolvidos projetos de um balanço duplo para cadeirantes, um skate inclusivo, uma tirolesa para crianças com mobilidade reduzida e um balanço mecanizado. O método aplicado atingiu seu objetivo no que diz respeito tanto às atividades propostas em cada unidade curricular (Introdução à Engenharia Mecânica, Cálculo Diferencial e Integral I, Desenho Técnico I, Ciência Tecnologia e Sociedade, Álgebra Linear e Geometria Analítica) quanto no amadurecimento dos discentes, preparando-os para as próximas etapas acadêmicas, que incluem a fabricação de um protótipo do brinquedo projetado.
Palavras-chave: Metodologias ativas, PBL, Inclusão Social, PNE, Engenharia Mecânica, Projeto Integrador.,
Palavras-chave: Metodologias ativas, PBL, Inclusão Social, PNE, Engenharia Mecânica, Projeto Integrador.,
DOI: 10.5151/eduforadacaixa-09
Referências bibliográficas
- [1] BERBEL, Neusi A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, 201
- [2] FERREIRA, Marcos et al. Metodologias ativas de aprendizagem aplicadas no ensino da engenharia. CIET: EnPED, [S.l.], 2018. São Carlos, SP. Disponível em: http://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/877. Acesso em: 07 ago. 2019.
- [3] TEIXEIRA, Clarissa S; SOUZA, Marcio V. de. Educação fora da caixa: tendências internacionais e perspectivas sobre a inovação na educação. v 4, São Paulo: Blucher, 2018.
Como citar:
Queiroz, Vanessa Feliciano Martins de; Kratz, Ricardo; "ABP aplicada ao ensino de engenharia mecânica", p. 110-118 . In: Anais Inovação na educação - Pontes para futuros fora da caixa. Anais do III Encontro Internacional de Inovação na Educação e III ConheCER.
São Paulo: Blucher,
2020.
ISSN 2318-695X,
DOI 10.5151/eduforadacaixa-09
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações