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Minecraft como espaço para exposições e a sua relação com o design da informação

Minecraft as an exhibition space and its relation with information design

Valeriano, José Pedro ; Santiago, Luciana ; Acioli, Sthefany ; Finizola, Tiago ; Soares, Nilson Valdevino ; Oliveira, Gabriela ; Vitorino, Danilo ; Filho, Carlos ;

CONGIC:

Neste artigo, será abordado um projeto de pesquisa com foco no uso dos mundos virtuais enquanto um espaço para a disseminação do conhecimento, a partir de um estudo de caso sobre o Museu Mundo Minecraft. A análise buscará compreender como o design da informação pode ser usado para melhorar a experiência em uma exposição, dentro de um mundo virtual, assim como defender o jogo Minecraft e seu potencial educativo. Como objetivo final, tem-se a criação de uma versão otimizada do Museu. Este objeto de pesquisa é relevante pois possibilita uma melhor compreensão do mundo virtual, enquanto um espaço para exploração da criatividade e reflexão, algo fundamental em um contexto de ascensão das ferramentas digitais. A metodologia utilizada foi uma adaptação da game analysis de Aarseth (Pires & Soares, 2022). Tem-se como resultado esperado o aumento e a sofisticação da criação de exposições dentro do jogo Minecraft.

CONGIC:

In this article, a research project focused on the use of virtual worlds as a space for dissemination of knowledge will be addressed, based on a case study on the Museum “Mundo Minecraft”. The analysis will seek to understand how information design can be used to improve the experience of an exhibition in a virtual world, as well as defend the game Minecraft and its educational potential. As a final objective, there is the creation of an optimized version of the Museum. This research object is relevant because it enables a better understanding of these spaces as places for exploring creativity and reflection, something fundamental in a context of the rise of digital tools. The methodology used was an adaptation of Aarseth’s game analysis (Pires & Soares, 2022). The expected result is the increase and sophistication of the creation of exhibitions within the game Minecraft.

Palavras-chave: mundos virtuais; educação; design da informação; Minecraft,

Palavras-chave: virtual worlds; education; information design; Minecraft,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-120_650586

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Como citar:

Valeriano, José Pedro ; Santiago, Luciana ; Acioli, Sthefany ; Finizola, Tiago ; Soares, Nilson Valdevino ; Oliveira, Gabriela; Vitorino, Danilo ; Filho, Carlos ; "Minecraft como espaço para exposições e a sua relação com o design da informação", p. 1745-1755 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-120_650586

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