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MINERAÇÃO DE DADOS: A NOVA MANEIRA DE COMPREENDER O COMPORTAMENTO DO USUÁRIO DO ENSINO A DISTÂNCIA

Bandeira, Michele ; Santos, Natália Braulio dos ; Ribeiro, Vinicius Gadis ; Gavião Neto, Wilson Pires ;

Artigo Completo:

Na literatura d o de sign, é co nsenso que a co mbinação d e mais de uma técnica de coleta de informações do usuário pode produzir melhores conclusões a respeito de seu comportamento. Contudo, a mineração de dados raramente tem sido envolvida na prática do Design Centrado no Usuário bem como considerada na prática do Design Instrucional (DI). O objetivo deste trabalho é apresentar um paralelo entre métodos tradicionais do Design Centrado no Usuário e as contribuições da área de Mineração de Dados no sentido de melhor compreender o comportamento de estudantes em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Para isso, procede-se metodologicamente em 3 partes: ( i) revisa-se práticas no âmbito da captura do feedback do estudante segundo a literatura do DI; (ii) compreende-se o funcionamento de técnicas de mineração de dados e o que elas se propõe a resolver e (iii) elucida-se como são ou podem ser empregadas no contexto do ensino à distância para melhor compreensão do comportamento do estudante. As principais conclusões são que a Mineração de Dados (MD) conecta práticas quantitativas e qualitativas empregadas no DI e oportuniza novas formas de análise da resposta dada pelo estudante aos estímulos gerados pelas atividades de ensino.

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Palavras-chave: Design Centrado no Usuário; Mineração de Dados Educacionais; Design Instrucional; User Experience,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0217

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Como citar:

Bandeira, Michele; Santos, Natália Braulio dos; Ribeiro, Vinicius Gadis; Gavião Neto, Wilson Pires; "MINERAÇÃO DE DADOS: A NOVA MANEIRA DE COMPREENDER O COMPORTAMENTO DO USUÁRIO DO ENSINO A DISTÂNCIA", p. 2536-2548 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0217

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