Dezembro 2014 vol. 1 num. 4 - 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo - Open Access.
MODA E CONSUMO: O DESIGN E A OBSESSÃO FEMININA POR CALÇADOS
Pimentel, Samantha Grasielle Camara ; Tavares, Ademario Santos ; Barros, Rafaela Queiroz de ; Soares, Marcelo Márcio ;
Artigo:
Este trabalho tem por finalidade apresentar o paradoxo existente entre mulheres e sapatos. Apresenta a influência da moda, no contexto do consumo exacerbado pelo novo, onde tenta evidenciar a diferenciação social por meio do fetiche. Neste contexto, uma indústria de calçados necessitou desenvolver um novo sapato que atenda a demanda de mercado para este tipo de produto. O artigo abordará não somente as questões subjetivas ligadas a moda e ao fetiche, mas também todo o processo de desenvolvimento do produto. Mais do que os aspectos de consumo relacionados com o desejo do consumidor por status e diferenciação, o artigo irá descrever as questões técnicas relacionadas aos calçados, fazendo uma ponte entre o desejo simbólico e estético e a projeto técnico e prático.
Artigo:
This work aims to present the paradox between women and shoes. It introduces the influence between fashion, in the context of consumption exacerbated by new, highlighting the social differentiation through the fetish. In this context, a footwear industry had developed a new shoe which attend the market demand. This paper will address not only the subjective questions related to fashion and fetish, but in addition the entire product development process. More than aspects related to consumer desire for status and differentiation, this paper will describe the technical issues related to footwear, making a bridge between the symbolic and aesthetic desire and the technical and practical design.
Palavras-chave: Sapatos, Moda, Consumo, Design de Produto., Shoes, Fashion, Consumption, Product Design.,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/designpro-ped-00596
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Como citar:
Pimentel, Samantha Grasielle Camara; Tavares, Ademario Santos; Barros, Rafaela Queiroz de; Soares, Marcelo Márcio; "MODA E CONSUMO: O DESIGN E A OBSESSÃO FEMININA POR CALÇADOS", p. 2779-2790 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4].
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/designpro-ped-00596
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