Maio 2022 vol. 10 num. 2 - 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador
Artigo - Open Access.
Moda, vestibilidade e representatividade: contribuições do Design Thinking
Moda, vestibilidade e representatividade: contribuições do Design Thinking
PÁRIS, Daniele Deise Antunes Silveira ; BERTOLLO, Marina de Lara ; RAPOSO, Natalia ; FIALHO, Francisco Antonio Pereira ;
Artigo:
Com a ampliação do acesso à moda, tornam-se cada vez mais comuns os problemas relacionados à vestibilidade de produtos do vestuário. A existência desses problemas também aponta para uma falta de representatividade nas etapas do Processo de Desenvolvimento de Produto do vestuário, fato que pode trazer transtornos à relação produto-usuário. Compreendendo estes desafios do mercado da moda, procurou-se fazer um levantamento acerca da incidência de problemas de vestibilidade e percepção de representatividade, por parte dos usuários. Participaram do levantamento 31 indivíduos. Por meio dos dados obtidos, objetivou-se listar quais problemas de vestibilidade são mais comuns, assim como identificar o sentimento de representatividade dos entrevistados. Após este, com ajuda do Design Thinking, procurou-se sugerir ferramentas e/ou ações que melhor pudessem atender à problemática do artigo: trazer maior representatividade e melhor vestibilidade nas coleções de produtos do vestuário. Para a construção do artigo, foi aplicada uma pesquisa por meio de questionário, onde ficou constatado que o maior problema de vestibilidade são produtos apertados, assim como diversos problemas nas regiões do quadril, tornozelo e abdômen; uma pequena minoria declarou sentir-se representado; e, a escolha das ferramentas vai depender das características e subjetividades de cada empresa.
Artigo:
Com a ampliação do acesso à moda, tornam-se cada vez mais comuns os problemas relacionados à vestibilidade de produtos do vestuário. A existência desses problemas também aponta para uma falta de representatividade nas etapas do Processo de Desenvolvimento de Produto do vestuário, fato que pode trazer transtornos à relação produto-usuário. Compreendendo estes desafios do mercado da moda, procurou-se fazer um levantamento acerca da incidência de problemas de vestibilidade e percepção de representatividade, por parte dos usuários. Participaram do levantamento 31 indivíduos. Por meio dos dados obtidos, objetivou-se listar quais problemas de vestibilidade são mais comuns, assim como identificar o sentimento de representatividade dos entrevistados. Após este, com ajuda do Design Thinking, procurou-se sugerir ferramentas e/ou ações que melhor pudessem atender à problemática do artigo: trazer maior representatividade e melhor vestibilidade nas coleções de produtos do vestuário. Para a construção do artigo, foi aplicada uma pesquisa por meio de questionário, onde ficou constatado que o maior problema de vestibilidade são produtos apertados, assim como diversos problemas nas regiões do quadril, tornozelo e abdômen; uma pequena minoria declarou sentir-se representado; e, a escolha das ferramentas vai depender das características e subjetividades de cada empresa.
Palavras-chave: moda; vestibilidade; representatividade; design thinking,
Palavras-chave: moda; vestibilidade; representatividade; design thinking,
DOI: 10.5151/18ergodesignusihc2022-42
Referências bibliográficas
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Como citar:
PÁRIS, Daniele Deise Antunes Silveira; BERTOLLO, Marina de Lara; RAPOSO, Natalia; FIALHO, Francisco Antonio Pereira; "Moda, vestibilidade e representatividade: contribuições do Design Thinking", p. 657-671 . In: Anais do 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador.
São Paulo: Blucher,
2022.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/18ergodesignusihc2022-42
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