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Modelagem do motor de combustão interna utilizado no Veículo Híbrido Flex Urbano (VHF-Urbano)

Internal combustion engine modeling for the Urban Hybrid Flex Vehicle (VHF-Urbano)

JUNIOR, J. M. H. B. ; OLIVEIRA, A. B. D. S. ; TEIXEIRA, E. L. S. ; LUIZ PEREIRA, B. ; SOARES PINHEIRO, L. ; DOS SANTOS RIBEIRO, E. ; DOS S. DE OLIVEIRA, J. ;

Trabalho completo:

Os veículos híbridos flex têm se mostrado uma boa solução para reduzir o nível de emissões de gases de efeito estufa no Brasil, sobretudo quando os motores de combustão interna (MCIs) são operados com etanol. Esses veículos combinam motores a combustão e elétricos no sistema de Powertrain, podendo apresentar topologia híbrida em série ou em paralelo. Nos veículos híbridos em série, os motores de combustão interna atuam apenas na geração de energia para outros subsistemas, o que permite que estes operem em regiões de maior eficiência. Assim, a energia gerada é utilizada para operar os motores elétricos de tração e carregar as baterias. Neste trabalho realizou-se a modelagem experimental de motor de combustão interna utilizado no subsistema de Geração de Energia de um veículo híbrido flex como parte do projeto “Desenvolvimento de um Veículo Urbano Leve Híbrido Flex (VHF-Urbano)” do programa ROTA 2030/MOVER. Este modelo relaciona o ângulo de abertura da válvula borboleta, comandado a partir de um sistema throttle by wire, e a rotação do motor, tratando-se, portanto, de um sistema Single Input Single Output (SISO). Este estudo é o alicerce para o desenvolvimento de modelos e de estratégias de controle mais sofisticadas aplicadas ao subsistema de Geração do VHF-Urbano.

Trabalho completo:

Hybrid flex vehicles have proven to be a viable solution for reducing greenhouse gas emissions in Brazil, particularly when Internal Combustion Engines (ICEs) are powered by ethanol. These vehicles combine combustion and electric motors in the Powertrain system and can adopt series or parallel topologies. In series hybrid vehicles, ICEs are exclusively used to generate energy for other subsystems, allowing them to operate in the maximum efficiency zone. Consequently, the generated energy is utilized to power the electric motor and recharge batteries. In this study, an experimental modeling of the ICE within the Energy Generation subsystem of a flexible hybrid vehicle was conducted. This research is part of the \"Desenvolvimento de um Veículo Urbano Leve Híbrido Flex (VHF-Urbano)\"" project under the ROTA 2030/MOVER program. The model developed correlates the throttle, controlled by the throttle-by-wire system, and the engine speed, thus constituting a Single Input Single Output (SISO) model. This investigation serves as the groundwork for developing more sophisticated models and control strategies applied to the Energy Generation subsystem of the VHF-Urbano."

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DOI: 10.5151/simea2024-PAP109

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Como citar:

JUNIOR, J. M. H. B.; OLIVEIRA, A. B. D. S.; TEIXEIRA, E. L. S.; LUIZ PEREIRA, B.; SOARES PINHEIRO, L.; DOS SANTOS RIBEIRO, E.; DOS S. DE OLIVEIRA, J.; "Modelagem do motor de combustão interna utilizado no Veículo Híbrido Flex Urbano (VHF-Urbano)", p. 567-573 . In: Anais do XXXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2024-PAP109

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