Novembro 2016 vol. 2 num. 9 - 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Resumo - Open Access.
Modelando conversações de design
Scaletsky, Celso ; Campelo, Filipe ; Gaudio, Chiara del ; Ruecker, Stan ; Michura, Piotr ; Meyer, Guilherme ;
Resumo:
Neste artigo, descrevemos o desenvolvimento de um modelo físico tridimensional para análise qualitativa, e examinamos seu uso em apoio à uma conversação de membros de uma equipe de design. O objetivo é o de entender o papel do modelo na conversação para representação, interpretação e construção de conteúdos, e a natureza das conversações desenvolvidas por meio dele. Ao fim de alcançar este objetivo um workshop foi realizado, analisado e será aqui discutido detalhadamente. Mais especificamente, foi feita a análise da transcrição de uma conversação que ocorreu durante a utilização do modelo físico tridimensional, em que os participantes deveriam interpretar uma entrevista. Os participantes eram todos estudantes de doutorado em design. A análise se baseou nas seguintes categorias: (i) interpretação do texto; (ii) o processo de relacionar o conteúdo e o modelo; e (iii) a representação do conteúdo da narrativa em e pelo modelo. Nossas observações apontam que houve uma resistência inicial em utilizar o modelo; que a interpretação evoluiu durante a conversação e que o modelo auxiliou essa evolução; e, para uma direta relação entre raciocínio e interação física com o modelo.
Artigo selecionado para publicação na REVISTA D (http://seer.uniritter.edu.br/index.php/revistadesign)
Resumo:
Palavras-chave: processo de design; modelos de conversação; colaboração; interpretação.,
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/despro-ped2016-0115
Referências bibliográficas
Como citar:
Scaletsky, Celso; Campelo, Filipe; Gaudio, Chiara del; Ruecker, Stan; Michura, Piotr; Meyer, Guilherme; "Modelando conversações de design", p. 1356-1367 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/despro-ped2016-0115
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações