Maio 2022 vol. 9 num. 1 - VI Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação
Artigo - Open Access.
Modelo de Excelência Pedagógica (MEP): um instrumento de avaliação da educação profissional para Indústria
• Model of Pedagogical Excellence (MEP): an instrument to evaluate professional education for Industry
Silva, Vânia Ribeiro da ; Guizo, Camila de Sousa Pereira ;
Artigo:
A indústria movimenta cada vez mais a economia do nosso país, necessitando constantemente de mão de obra qualificada e atualizada com as mais inovadoras tecnologias mundiais. No Brasil a instituição de ensino com missão de formar profissionais para atender esta crescente demanda industrial é o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI, que desenvolveu ao longo de sua existência sua própria Metodologia de Educação Profissional, a MSEP. Com propósito de elevar a gestão da educação profissional para a indústria, este artigo tem o proposta de apresentar um Modelo de Excelência Pedagógica - MEP, um instrumento de avaliação da gestão da educação profissional para a indústria, construído com base do método PDCA (Plan, Do, Check e Act) e com a própria MSEP. Neste sentido, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, foi possível a construção e validação do instrumento de avaliação divido em 4 pilares e em 113 padrões metodológicos que permite identificar em qual nível de maturidade está a gestão das ações educacionais para atender a indústria, bem como analisar, propor melhorias e padronizar as práticas da gestão pedagógica das escolas.
Artigo:
The industry moves the economy of our country more and more, constantly needing qualified labor and updated with the most innovative technologies in the world. In Brazil, the educational institution with the mission of training professionals to meet this growing industrial demand is the National Service for Industrial Learning, SENAI, which has developed its own Methodology for Professional Education, the MSEP, throughout its existence. With the purpose of elevating the management of professional education for the industry, this article proposes to present a Model of Pedagogical Excellence - MEP, an instrument for evaluating the management of professional education for the industry, built on the basis of the PDCA method (Plan, Do, Check and Act) and with MSEP itself. In this sense, through bibliographic and documentary research, it was possible to build and validate the assessment instrument divided into 4 pillars and 113 methodological standards that allow identifying at what level of maturity is the management of educational actions to serve the industry, as well as analyzing, proposing improvements and standardizing the pedagogical management practices of schools.
Palavras-chave: Educação Profissional; excelência; indústria; Instrumento de Avaliação,
Palavras-chave: Professional education; excellence; industry; Assessment Tool,
DOI: 10.5151/vi-enei-891
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Como citar:
Silva, Vânia Ribeiro da; Guizo, Camila de Sousa Pereira; "Modelo de Excelência Pedagógica (MEP): um instrumento de avaliação da educação profissional para Indústria", p. 1512-1530 . In: Anais do VI Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação (ENEI): “Indústria e pesquisa para Inovação: novos desafios ao desenvolvimento sustentável”.
São Paulo: Blucher,
2022.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/vi-enei-891
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