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Modelo da pressão interna do coletor de admissão durante a partida

Intake manifold pressure model during start

PROVASE, Ivan Sanches ; REZENDE, Alexandre ;

Artigo:

A partida a frio em motores do ciclo Otto que utilizam etanol (E100) como combustível é uma situação crítica. A baixa volatilidade do combustível, somada à alta viscosidade do óleo e subsequente aumento do atrito somado ainda à baixa tensão da bateria e baixa disponibilidade de corrente da mesma faz com que partir um motor em temperaturas abaixo de +5°C envolva alguns artifícios. Alguns deles referem-se a sistemas e dispositivos, como o tanque auxiliar de combustível (E22) ou mesmo a injeção de combustível previamente aquecido. Não apenas isso, mas diversas estratégias de calibração de motor tiveram que ser desenvolvidas para permitir a partida nessas condições.

Artigo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/engpro-simea2016-PAP08

Referências bibliográficas
  • [1] Bejan, A., “Convection Heat Transfer”, 3rd ed., John Wiley & Sons, 2004, New York
  • [2] Heywood, John B, “Fundamentals of Internal Combustion Engine”, Mcraw- Hill, 1988, New York
  • [3] Appendix B, Transportation Energy Data Book from the Center for Transportation Analysis of the Oak Ridge National Laboratory
  • [4] Continental Data base
  • [5] White, Frank M. “Fluid Mechanics”, 6e. McGraw-Hill International Edition. p. 602.
Como citar:

PROVASE, Ivan Sanches; REZENDE, Alexandre; "Modelo da pressão interna do coletor de admissão durante a partida", p. 1-10 . In: Anais do XXIV Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2016 [=Blucher Engineering Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2016-PAP08

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