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MODELO MATEMÁTICO PARA AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE RESTAURANTE

MODELO MATEMÁTICO PARA AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE RESTAURANTE

Fernandes, Erica de Souza ; Sucena, Marcelo Prado ; Nogueira, Wanice Tostes Ribeiro ;

Artigo Completo:

Este trabalho teve como principal objetivo a criação de um modelo matemático com orientação da Inteligência Artificial, com a finalidade de avaliar o desempenho do estabelecimento comercial de alimentos. Foi necessário desenvolver análise bibliográfica sobre formas de avaliar desempenho do restaurante, para identificação de métricas que são utilizadas como variáveis de entrada do modelo matemático. Os métodos utilizados para modelagem, que são contidos na área Inteligência Artificiais, foram a Teoria Fuzzy e a Rede Neurais Artificiais. O modelo permite gerar 5 indicadores parciais e um final, denominado Indicador de Percepção do Cliente (IPC), que congrega todas as variáveis de entrada do modelo matemático. O modelo foi implementado no aplicativo Microsoft Excel, tendo como estudo de caso um restaurante “a lá carte”, para exemplificar e validar o modelo. Após a coleta de dados, os seguintes resultados foram obtidos dentro de uma escala de zero a dez, sendo zero a pior situação e dez a melhor. O resultado mostrou que há avaliação positiva para empresa, objeto de estudo de caso, porém constatando a necessidade de melhoras para o aumento do IPC.

Artigo Completo:

Este trabalho teve como principal objetivo a criação de um modelo matemático com orientação da Inteligência Artificial, com a finalidade de avaliar o desempenho do estabelecimento comercial de alimentos. Foi necessário desenvolver análise bibliográfica sobre formas de avaliar desempenho do restaurante, para identificação de métricas que são utilizadas como variáveis de entrada do modelo matemático. Os métodos utilizados para modelagem, que são contidos na área Inteligência Artificiais, foram a Teoria Fuzzy e a Rede Neurais Artificiais. O modelo permite gerar 5 indicadores parciais e um final, denominado Indicador de Percepção do Cliente (IPC), que congrega todas as variáveis de entrada do modelo matemático. O modelo foi implementado no aplicativo Microsoft Excel, tendo como estudo de caso um restaurante “a lá carte”, para exemplificar e validar o modelo. Após a coleta de dados, os seguintes resultados foram obtidos dentro de uma escala de zero a dez, sendo zero a pior situação e dez a melhor. O resultado mostrou que há avaliação positiva para empresa, objeto de estudo de caso, porém constatando a necessidade de melhoras para o aumento do IPC.

Palavras-chave: Teoria Fuzzy, Redes Neurais Artificiais, Avaliação de Desempenho, Modelo Matemático.,

Palavras-chave: Teoria Fuzzy, Redes Neurais Artificiais, Avaliação de Desempenho, Modelo Matemático.,

DOI: 10.5151/spolm2019-129

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Como citar:

Fernandes, Erica de Souza; Sucena, Marcelo Prado; Nogueira, Wanice Tostes Ribeiro; "MODELO MATEMÁTICO PARA AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE RESTAURANTE", p. 1776-1792 . In: Anais do XIX Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2175-6295, DOI 10.5151/spolm2019-129

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