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Modelos e dinâmicas de investigação para os processos criativos em uma residência artística

Research models and dynamics for the creative processes in an artistic residency

SALGADO, Kledir Henrique Lopes ; TARALLI, Cibele Haddad ;

Article:

"Através de uma revisão bibliográfica assistemática, este trabalho é embasado por uma pesquisa qualitativa que visa identificar acontecimentos da vida real que possam permear os conceitos norteadores levantados no processo criativo observado. A revisão seletiva da literatura (Yin, 2016, p.55), ou seja, um estudo focado e delimitado sobre o tema, deu suporte para observar os conceitos de Sawyer (2012) e suas considerações preliminares já sistematizadas. A ferramenta para se obter os dados foi uma entrevista qualitativa (Yin, 2016, p.119) com o designer de moda Alexandre dos Anjos sobre seu período de residência artística na Galeria Pivô, na cidade de São Paulo, no período de 2019 e 2020. A fim de organizar uma investigação sistematizada sobre processos criativos, Sawyer (2012) observou sua sequência lógica, proposta por vários psicólogos buscando modelos estruturais sobre as sequências do processo criativo e descrita em oito estágios. Esta estrutura de oito estágios permeia a questão central: Como as oito etapas do processo criativo se manifestam durante as residências artísticas dos designers de moda? O objetivo deste trabalho é analisar o processo criativo do design de moda à luz da estrutura integrada com oito estágios do processo criativo proposta por Sawyer (2012). Especificamente busca uma diminuição da subjetividade na interpretação dos dados coletados na entrevista. Já a análise da entrevista partiu de uma perspectiva indutiva para uma dedutiva (Yin 2016, p.121 -126), ou seja, com os dados levantados, foi possível chegar ao levantamento de conceitos declarados pelo entrevistado. Este processo foi feito por dois pesquisadores - o autor do trabalho e um colaborador. Cada pesquisador, de maneira individual, categorizou as ideias encontradas na fala do entrevistado a fim de encontrar os principais conceitos; posteriormente, em consenso, firmaram quais conceitos emergiram da entrevista qualitativa, chegando a um grupo de categorias enunciadas pelo entrevistado. Como resultados foram obtidos “pontos cegos”, ou seja, as categorias não observadas por cada pesquisador. Posteriormente, através de uma abordagem dedutiva, buscou-se identificar as categorias conceituais pautadas na estrutura integrada com oito estágios do processo criativo anunciada (Sawyer, 2012, p.88) a fim de estabelecer as correspondências entre os conceitos teóricos e o processo criativo do entrevistado. Tanto a perspectiva indutiva quanto a dedutiva da análise serviram para o benefício de interligar os estudos qualitativos com os conceitos e teorias enunciadas. Os resultados foram descritos e apresentados por meio de textos e sínteses visuais, interpretados e, por fim, organizados em uma discussão que dialogou com a literatura. Dentre os achados mais significativos observou-se que dupla verificação dos dados diminuiu a subjetividade da análise e possibilitou uma maior depuração dos conceitos observados, além da percepção de “pontos cegos”, os quais muitas vezes um pesquisador não observa pela sua imersão do autor em sua pesquisa. "

Article:

"Through an unsystematic bibliographical review, this work is based on qualitative research that aims to identify real-life events that may permeate the guiding concepts raised in the observed creative process. The selective literature review (Yin, 2016, p.55), that is, a focused and delimited study on the topic, provided support for observing Sawyer's (2012) concepts and his already systematized preliminary considerations. The tool to obtain the data was a qualitative interview (Yin, 2016, p.119) with fashion designer Alexandre dos Anjos about his period of artistic residency at Galeria Pivô, in the city of São Paulo, in the period 2019 and 2020 . In order to organize a systematized investigation into creative processes, Sawyer (2012) observed its logical sequence, proposed by several psychologists seeking structural models about the sequences of the creative process and described in eight stages.This eight-stage structure permeates the central question: How do the eight stages of the creative process manifest themselves during fashion designers' artistic residencies? The objective of this work is to analyze the creative process of fashion design in light of the integrated structure with eight stages of the creative process proposed by Sawyer (2012). Specifically, it seeks to reduce subjectivity in the interpretation of data collected in the interview. The analysis of the interview started from an inductive perspective to a deductive one (Yin 2016, p.121 -126), that is, with the data collected, it was possible to arrive at a survey of concepts declared by the interviewee. This process was carried out by two researchers - the author of the work and a collaborator. Each researcher, individually, categorized the ideas found in the interviewee's speech in order to find the main concepts; subsequently, in consensus, they established which concepts emerged from the qualitative interview, arriving at a group of categories stated by the interviewee. The results were “blind spots”, that is, categories not observed by each researcher. Subsequently, through a deductive approach, we sought to identify the conceptual categories based on the integrated structure with eight stages of the creative process announced (Sawyer, 2012, p.88) in order to establish correspondences between theoretical concepts and the creative process of the interviewed. Both the inductive and deductive perspectives of the analysis served the benefit of interconnecting the qualitative studies with the concepts and theories stated. The results were described and presented through texts and visual syntheses, interpreted and, finally, organized in a discussion that dialogued with the literature. Among the most significant findings, it was observed that double checking of the data reduced the subjectivity of the analysis and enabled greater refinement of the concepts observed, in addition to the perception of “blind spots”, which a researcher often does not observe due to the author's immersion in your search."

Palavras-chave: residências artísticas; processo criativo; design de moda,

Palavras-chave: artistic residencies; creative process; fashion design,

DOI: 10.5151/7spdesign-028

Referências bibliográficas
  • [1] " SAWYER, R. K. The Creative Process Part I. The Science of Human Innovation: explaining creativity. New York: Oxford University Press, 2012.
  • [2] ___________.The Creative Process Part II. IN The Science of Human Innovation: explaining creativity. New York: Oxford University Press, 201
  • [3] ___________.The Creative Process Part III. IN The Science of Human Innovation: explaining creativity. New York: Oxford University Press, 2012.
  • [4] YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos / Robert K. Yin; trad. Daniel Grassi - 2.ed. -Porto Alegre: Bookman, 2001.
  • [5] YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim / Robert K.Y. tradução: Daniel Bueno; revisão técnica: Dirceu da Silva - Porto Alegre: Penso, 2016."
Como citar:

SALGADO, Kledir Henrique Lopes; TARALLI, Cibele Haddad; "Modelos e dinâmicas de investigação para os processos criativos em uma residência artística", p. 117-120 . In: Anais do 7º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/7spdesign-028

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