Novembro 2024 vol. 12 num. 4 - 8º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP
Artigo - Open Access.
Modelos mentais de time: Um estudo sobre o compartilhamento de modelos mentais em equipes interdisciplinares de design
Team mental models: A study on the sharing of mental models in interdisciplinary design teams
BURIN, Otávio ; FLEURY, André L ;
Artigo:
A presente pesquisa teve como objetivo central explorar como a formação de modelos mentais de time (MMTs) ocorre em equipes interdisciplinares de design durante a realização de projetos de visualização de informação (infovis). No contexto dos projetos de infovis, designers e stakeholders precisam atuar de maneira colaborativa para a realização do projeto por conta da interdisciplinaridade e especificidades de diferentes domínios inerentes a este tipo de atividade projetual (DORK et al., 2020). Todavia, trabalhos desta natureza apresentam dificuldades e desafios por conta dos diferentes conhecimentos envolvidos que podem causar o surgimento de barreiras semânticas e lacunas de conhecimento, além da alta complexidade informacional e da natureza abstrata dos conjuntos de dados (DORK et al., 2020 e LAMQADDAM et al., 2021). Assim, o construto MMT foi selecionado como lente teórica-prática para a investigação de como estes times interdisciplinares compartilham de maneira explícita seus conhecimentos durante a prática projetual. A literatura em torno do MMT propõe que por se tratar de um construto multidimensional, o MMT permite investigar como os modelos mentais de cada indivíduo da equipe são compartilhados em múltiplas dimensões, sendo as principais as relacionadas à tarefa e à equipe. Autores seminais apontam que ao compartilhar seus modelos mentais, os membros da equipe passam a prever as ações dos outros membros e coordenam seus comportamentos de modo a influenciar a performance da equipe (CANNON-BOWERS et al., 1993). No campo do design, BADKE-SCHAUB et al. (2007) reforçam a importância do construto ao destacar que este permite estudar os processos cognitivos que ocorrem em grupos de design e como estes profissionais elaboram e colocam em prática suas estratégias procedurais. A partir da realização de uma revisão sistemática de literatura (RSL), um modelo referencial teórico foi elaborado, juntamente com a estruturação de seis proposições teóricas. Na sequência, um protocolo de experimento foi elaborado por meio da triagem das pesquisas contidas na amostra da RSL. Como principal instrumento de pesquisa, foi operacionalizado o Sistema de categorização para atividades verbais em equipes de design, elaborado por Casakin e Badke-Schaub (2017). Este instrumento tem como objetivo codificar as falas de atividades de design realizadas em grupos e assim possibilitar a análise da comunicação verbal explícita da equipe. Após a realização dos workshops de brainsketching com dois grupos de voluntários, os áudios foram transcritos e passaram pelo processo de codificação segundo as diretrizes do instrumento de pesquisa. Na sequência, os dados foram tratados e analisados por meio de gráficos e tabelas. A análise ocorreu de acordo com cada uma das proposições teóricas, o que possibilitou o mapeamento de evidências de como cada grupo atuou ao longo dos workshops. A construção teórica da pesquisa partiu da reformulação de cinco das seis variáveis, seguido da construção de uma nova versão do modelo referencial. Como forma de sintetizar a teoria e viabilizar sua aplicação, um modelo processual foi elaborado para a aplicação das variáveis independentes em contexto similar às configurações do estudo.
Artigo:
The main objective of this research was to explore how the formation of team mental models (TMMs) occurs in interdisciplinary design teams during the realization of information visualization projects (infovis). In the context of infovis projects, designers and stakeholders need to work collaboratively to carry out the project due to the interdisciplinarity and specificities of different domains inherent to this type of project (DORK et al., 2020). However, work of this nature presents difficulties and challenges due to the different knowledge involved that can cause the emergence of semantic barriers and knowledge gaps, in addition to the high informational complexity and abstract nature of the data (DORK et al., 2020 and LAMQADDAM et al., 2021). Thus, the MMT construct was selected as a theoretical-practical lens for the investigation of how these interdisciplinary teams explicitly share their knowledge during design practice. The literature on MMT proposes that, as it is a multidimensional construct, MMT allows us to investigate how the mental models of each individual on the team are shared across multiple dimensions, the main ones being those related to the task-work and the team-work. Seminal authors point out that by sharing their mental models, team members begin to predict the actions of other members and coordinate their behaviors in order to influence team performance (CANNON-BOWERS et al., 1993). In the field of design, BADKE-SCHAUB et al. (2007) reinforce the importance of the construct by highlighting that it allows us to study the cognitive processes that occur in design groups and how these professionals develop and implement their procedural strategies. A theoretical reference model was developed based on a systematic literature review (SLR), along with the structuring of six theoretical propositions. Subsequently, an experiment was structured by reviewing the articles contained in the SLR sample. The main research instrument used was the Categorization System for Verbal Activities in Design Teams, developed by Casakin and Badke-Schaub (2017). This instrument aims to code the speeches of design activities carried out in groups and thus enable the analysis of the team's explicit verbal communication. After conducting the brainsketching workshops with two groups of volunteers, the audios were transcribed and underwent the coding process according to the guidelines of the research instrument. The data was then processed and analyzed using graphs and spreadsheets. The analysis was carried out according to each of the theoretical propositions, which enabled the mapping of evidence of how each group acted throughout the workshops. The theoretical elaboration of the research started with the reformulation of five of the six variables, followed by the creation of a new version of the reference model. In order to synthesize the theory and enable its application, a procedural model was developed for the application of the independent variables in a context similar to the study settings. 31
Palavras-chave: modelo mental de time, modelo mental compartilhado, visualização de informação, design da informação, design participativo,
Palavras-chave: team mental model, shared mental model, information visualization, information design, participatory design,
DOI: 10.5151/8spdesign-009
Referências bibliográficas
- [1] "BADKE-SCHAUB, Petra; NEUMANN, Andre; LAUCHE, Kristina; MOHAMMED, Susan. Mental models in design teams: A valid approach to performance in design collaboration? CoDesign, 3(1), p. 5–20, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1080/15710880601170768
- [2] CANNON-BOWERS, Janis A.; SALAS, Eduardo; CONVERSE, Sharolyn. (1993). Shared mental models in expert team decision making. In: Castellan Jr., N. J. (Ed.). Individual and group decision making: Current issues. Lawrence Erlbaum Associates, 1993. p. 221–246.
- [3] CASAKIN, Hernan; BADKE-SCHAUB, Petra. Sharedness of team mental models in the course of design-related interaction between architects and clients. Design Science, 3, e14, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1017/dsj.2017.15
- [4] DÖRK, Marian; MÜLLER, Boris; STANGE, Jan-Erik; HERSENI, Johannes; DITTRICH, Katja. (2020). Co-Designing Visualizations for Information Seeking and Knowledge Management. Open Information Science, 4(1), 217–235. https://doi.org/10.1515/opis-2020-0102
- [5] LAMQADDAM, Houda; VANDE MOERE, Andrew; VANDEN ABEELE, Vero; BROSENS, Koenraad; VERBERT, Katrien. Introducing Layers of Meaning (LoM): A Framework to Reduce Semantic Distance of Visualization In Humanistic Research. IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics, 27(2), p. 1084–1094, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1109/TVCG.2020.3030426"
Como citar:
BURIN, Otávio; FLEURY, André L; "Modelos mentais de time: Um estudo sobre o compartilhamento de modelos mentais em equipes interdisciplinares de design", p. 29-32 . In: Anais do 8º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP.
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/8spdesign-009
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