Fevereiro 2015 vol. 1 num. 2 - XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química
Artigo - Open Access.
MONITORAMENTO DE DIÓXIDO DE CARBONO EM UM AMBIENTE ESCOLAR
COMIN, T. T. ; AGUIAR, M. L. ;
Artigo:
A qualidade do ar em escolas tornou-se um tema de pesquisa importante nas últimas décadas e monitorar a concentração de dióxido de carbono (CO2) é relevante, pois embora seja produto do metabolismo humano, em altas concentrações ocasiona sonolência, redução na produtividade e outros efeitos deletérios. Assim, este trabalho objetivou monitorar as concentrações de CO2 internas (int) e externas (ext) em salas de aula da Escola Dr. Álvaro Guião (situada no centro da cidade de São Carlos - SP), comparando-as com os limites recomendados em normas técnicas e correlacionando-as com a temperatura (T) e a precipitação pluviométrica (PP). Utilizou-se o monitor de gases, modelo MultiRAE IR-PGM54, que possui um sensor de infravermelho não dispersivo, com faixa de detecção de 0 a 5000 ppm. Os resultados indicaram que todas as concentrações médias internas foram inferiores a 1000 ppm, limite previsto pela ANVISA, e as diferenças entre as concentrações internas e externas foram menores que 700 ppm, limite recomendado pela ABRAVA. Os coeficientes de correlação cruzada calculados foram: PP X CO2 (int) = 0,39; PP X CO2 (ext) = 0,22; T X CO2 (int) = -0,16; T X CO2 (ext) = 0,66, que permitiram concluir que a concentração de CO2 tendeu a aumentar em dias chuvosos, de altas temperaturas externas (correlação positiva) e de baixa temperatura interna (correlação negativa), pois neste caso, janelas e portas das salas são mantidas fechadas, impedindo a dispersão do CO2 exalado na respiração.
Artigo:
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/chemeng-cobeq2014-2027-16307-145034
Referências bibliográficas
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Como citar:
COMIN, T. T.; AGUIAR, M. L.; "MONITORAMENTO DE DIÓXIDO DE CARBONO EM UM AMBIENTE ESCOLAR", p. 9597-9604 . In: Anais do XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química - COBEQ 2014 [= Blucher Chemical Engineering Proceedings, v.1, n.2].
São Paulo: Blucher,
2015.
ISSN 2359-1757,
DOI 10.5151/chemeng-cobeq2014-2027-16307-145034
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