Novembro 2016 vol. 2 num. 9 - 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo Completo - Open Access.
MONSTROS DE BRINQUEDO: O DESIGN E A INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA
Cotrim, Michelle ; Ribeiro, Rita A. C. ;
Artigo Completo:
O presente artigo tem como objetivo investigar a relação entre design e infância no cenário contemporâneo a partir do olhar sobre os brinquedos que trazem em sua essência a temática monstro. O artigo é dividido em quatro partes e apresenta, através de análises e revisão bibliográfica, as mudanças nos aspectos estéticos e culturais, abordando elementos relativos ao comportamento coletivo e social conjugando com o discurso sobre a alegoria contemporânea do zumbi, a virtualização da vida, o monstro como metáfora, o dissolver dos limites entre o bom e o mau, o encurtamento e prolongamento da infância e o gótico contemporâneo. Como objetos de estudo foram utilizados as pelúcias interativas Furbys, a linha Marvel Super Hero Mashers e as bonecas Monster High.
Artigo Completo:
Palavras-chave: Design; Infância; Monstros,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/despro-ped2016-0322
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Como citar:
Cotrim, Michelle; Ribeiro, Rita A. C.; "MONSTROS DE BRINQUEDO: O DESIGN E A INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA", p. 3760-3772 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/despro-ped2016-0322
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