Setembro 2018 vol. 2 num. 1 - Symposium of Philosophical and Academic Advising

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MOVIMENTO INTERIORIZANTE E ASCENSIONAL NO DE QUANTITATE ANIMAE DE AGOSTINHO

Trevisan, Yara Miris de Medeiros ;

Artigo:

O presente trabalho pretende abordar o diálogo de Agostinho intitulado De quantitate animae ou Agrandeza da alma. Examinamos a alma observando a origem, natureza e potencialidades. O artigo apresentaos sete graus de atividade da alma em um movimento que ao mesmo tempo é interior e ascensional, pois apartir do conhecimento da alma, isto é, do conhecimento de si, que conhecemos Deus. É a partir da insuficiênciade cada grau que a alma galgará a outro na busca de seu Criador, pois está inquieta em conhecer e contemplarDeus. A alma é um dos temas mais relevantes do pensamento agostiniano e, no entanto pouco abordado. Suarelevância está na impossibilidade de explicar o propósito e a finalidade da criação do homem sem apontar, talcomo Agostinho, a natureza daquilo que faz o humano semelhante a Deus: a alma. Analisamos a partir dodiálogo De quantitate animae que nasceu das dúvidas de Evódio em 387, o que não quer dizer, em absoluto,que outras obras do pensador não tenham sido consultadas e utilizadas. Apresentamos, então, a origem,natureza e qualidades, potencialidades e os sete graus de atividade da alma humana. Se no diálogo éimportante falar da natureza e substância da alma, é mais significativo ainda explicar os seus grausascensionais, os quais a alma pode alçar a fim de conhecer-se e encontrar-se com quem tanto almeja. Essa ânsiado homem em conhecer Deus, e consequentemente a si, desperta um movimento que na alma implica o modocomo se realiza o conhecimento, o qual chamamos movimento de interiorização e ascensão. Temos o objetivode apresentar o itinerário agostiniano para Deus a partir de suas reflexões sobre a alma e de como se dá oconhecimento. O conhecer agostiniano é por etapas, por graus que vão diretamente para Deus. O artigo tratado percurso que a alma pode traçar em busca do conhecimento de seu Criador por meio do conhecimento desi mesma. Examinamos a alma observando a origem, natureza e potencialidades. A esse itinerário Agostinhochamará de sete graus de atividade da alma, mais especificamente da alma humana, pois os vegetais e osanimais não possuem razão e por isso não podem inteligir Deus. O percurso parte da alma inerte, passa pelaalma que se converte, se purifica, até chegar ao conhecimento da Verdade. No entanto, é preciso dizer que aalma passará pelos graus que são próprios do homem com a ajuda divina, pois é insuficiente em si mesma parabuscar a Deus, limpar-se e permanecer limpa, isto é, apta ao conhecimento e contemplação de seu Criador.

Artigo:

Palavras-chave: Alma. Conhecimento. Busca. Imaterialidade. Deus,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/sofia2017-06

Referências bibliográficas
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Como citar:

Trevisan, Yara Miris de Medeiros; "MOVIMENTO INTERIORIZANTE E ASCENSIONAL NO DE QUANTITATE ANIMAE DE AGOSTINHO", p. 94-110 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2358-6567, DOI 10.5151/sofia2017-06

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