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Método acelerado para validação de revestimentos sintéticos de assentos automotivos quanto à fadiga na área de costura para o mercado brasileiro

Accelerated method for validating synthetic automotive seat covers regarding fatigue in the seam area for the Brazilian market

DOURADO, M. K. ; DOURADO, M. K. ; BUENO, A. S. G. ; BUENO, A. S. G. ; BARROS, F. A. C. ; BARROS, F. A. C. ; LOUREIRO, R. F. ; LOUREIRO, R. F. ; OLIVEIRA, S. C. ; OLIVEIRA, S. C. ;

Trabalho completo:

Revestimentos de assento sofrem tensões difíceis de estimar, pois geralmente são materiais anisotrópicos e sofrem tensões que variam com diferentes tipos de uso e diferentes biotipos de usuários, dificultando sua validação. Foi então necessário desenvolver um método de teste de validação acelerado que reproduzisse os esforços aplicados pelo usuário brasileiro. Para compreender os esforços aplicados ao revestimento do assento, os mesmos foram instrumentados com extensômetros nas áreas alvo do estudo. As deformações aplicadas pelos diferentes usuários foram aquisitadas, sendo a média das deformações mais altas, utilizada como entrada para o teste de durabilidade da revestimento do assento. Um dispositivo de teste foi projetado e construído para reproduzir a deformação obtida. Para confirmar que as deformações aplicadas pelo dispositivo seriam as mesmas aquisitadas durante os testes, o mesmo revestimento de assento foi utilizado tanto para a aquisição quanto para a calibração do dispositivo. Com isso, foi possível reproduzir trincas por fadiga no revestimento do banco, criando uma metodologia de teste de validação local pela equipe de engenharia da Honda Automóveis do Brasil, que pode prever as trincas no revestimento dos bancos, melhorando continuamente a satisfação dos clientes.

Trabalho completo:

Seat covers undergo stresses that are difficult to estimate, as they are usually anisotropic materials and undergo stresses that vary with different types of use and user biotypes, making its validation hard. Therefore, it was necessary to create an accelerated validation test method that reproduces the efforts applied by the Brazilian user. To understand the efforts applied to seat cover, it was instrumented with strain gauges in the areas in the seat cover that are target for the study. The deformations applied by different users were acquired, with the average of the highest deformations used as input for the seat cover durability test. A test device was designed and built to reproduce the deformation obtained. To confirm that the deformations applied by the device would be the same as those acquired during the tests, the same seat cover was used for both the acquisition and device calibration. It was possible to reproduce fatigue cracks in the seat cover, creating a local validation test methodology that can predict the seat cover cracks and continuously improve customer satisfaction by the engineering team at Honda Automóveis do Brasil.

Palavras-chave: -,

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DOI: 10.5151/simea2024-PAP64

Referências bibliográficas
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  • [3] A. J. Brunner, “Can simple estimates from neat polymers provide safe fatigue fracture design limits for fiber-reinforced polymer matrix composites?,” Procedia Structural Integrity, pp. 1660-1667, 2022.
  • [4] R. Conway, Handbook of Technical Textiles (Second Edition), Woodhead Publishing, pp. 211-229, 2016."
Como citar:

DOURADO, M. K.; DOURADO, M. K.; BUENO, A. S. G.; BUENO, A. S. G.; BARROS, F. A. C.; BARROS, F. A. C.; LOUREIRO, R. F.; LOUREIRO, R. F.; OLIVEIRA, S. C.; OLIVEIRA, S. C.; "Método acelerado para validação de revestimentos sintéticos de assentos automotivos quanto à fadiga na área de costura para o mercado brasileiro", p. 316-320 . In: Anais do XXXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2024-PAP64

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