Maio 2020 vol. 3 num. 1 - XIX Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha
Artigo Completo - Open Access.
MÉTODO FUZZY PARA CLASSIFICAÇÃO DE PORTFÓLIO DE COMPRAS
MÉTODO FUZZY PARA CLASSIFICAÇÃO DE PORTFÓLIO DE COMPRAS
Ignacio, Aníbal Alberto Vilcapoma ; Sampaio, Lea Maria Dantas ;
Artigo Completo:
As atividades de compras vêm ganhando importância, passando a ser tratada como estratégica, dentro das organizações. O presente artigo apresenta uma metodologia de classificação de materiais, que usa os critérios de criticidade e complexidade. A metodologia utiliza o processo de inferência com os conjuntos fuzzy para a classificação dos itens de compra de materiais agrupados. Resultados computacionais são apresentados, de modo a exemplificarem a eficácia da dita metodologia.
Artigo Completo:
As atividades de compras vêm ganhando importância, passando a ser tratada como estratégica, dentro das organizações. O presente artigo apresenta uma metodologia de classificação de materiais, que usa os critérios de criticidade e complexidade. A metodologia utiliza o processo de inferência com os conjuntos fuzzy para a classificação dos itens de compra de materiais agrupados. Resultados computacionais são apresentados, de modo a exemplificarem a eficácia da dita metodologia.
Palavras-chave: Lógica fuzzy; Matriz de portfólio de compras; Metodologia de classificação de materiais.,
Palavras-chave: Lógica fuzzy; Matriz de portfólio de compras; Metodologia de classificação de materiais.,
DOI: 10.5151/spolm2019-117
Referências bibliográficas
- [1] BRIGGS, P. Vendor assessment for partners in supply. European Journal of Purchasing & Supply Management, v. 1, p. 49-59, 1994. [2] CHOI, T.Y.; HARTLEY, J.L. An exploration of supplier selection practices across the supply chain. Journal of Operations Management, v. 14, p. 333-343, 1996. [3] LIMA, J.R.A.O.; IGNACIO, A.A.V. Modelo fuzzy para posicionamento de produtos na matriz de portfólio de compras de Kraljic: Um estudo de caso. In: XXII Simpósio de Engenharia de Produção. 2015. Bauru. Anais [...]. Bauru: XII SIMPEP, 2015. [4] MARKOWITZ, H. Portfolio selection. Journal of Finance, v. 7, n. 1, p. 77-91, 1952. [5] TURNBULL, P.W. A Review of Portfolio Planning Models for Industrial Marketing and Purchasing Management. European Journal of Marketing, v. 24, n. 3, p. 7-22, 1990. [6] ANDERSSON, S.; SERVAIS, P. Combining industrial buyer and seller strategies for international supply and marketing management. European Business Review, v. 22, n. 1, p. 64-81, 2010. [7] ZADEH, L.A.; Fuzzy sets. Information and control, 1965. [8] ZADEH, L.A.; The Concept of a Linguistic Variable and Its Application to Approyimate Reasoning. Working paper, UC Berkeley, 1973. [9] ARANTES, A.; FERREIRA, L.M.D.F.; KHARLAMOV, A.A. Application of a Purchasing Portfolio Model in a Construction Company in Two Distinct Markets. Journal of Management in Engineering, v. 30, n. 5, 2014. [10] NELLORE, R.; SÖDERQUIST, K. Portfolio approaches to procurement: Analyzing the missing link to specifications. Long range planning, v. 33, n. 2, p. 245-267, 2000. [11] CANIËLS, M.C.J.; GELDERMAN, C.J. Power and interdependence in buyer supplier relationships: A purchasing portfolio approach. Industrial Marketing Management, v. 36, p. 219-229, 2007. [12] GELDERMAN, C.J.; MAC DONALD, D.R. Application of Kraljic's Purchasing Portfolio Matrix in an Undeveloped Logistics Infrastructure: The Staatsolie Suriname Case. Journal of Transnational Management, v. 13, n. 1, p. 77-92, 2008. [13] SEIFBARGHY, M. Measurement of supply risk and determining supply strategy, case study: A refrigerator making company. 40th International Conference on Computers and Industrial Engineering: Soft Computing Techniques for Advanced Manufacturing and Service Systems, CIE40 2010, Proceedings [...] New York: IEEE. p. 776-780, 2010. [14] TERPEND, R.; KRAUSE, D.R.; DOOLEY, K.J. Managing buyer-supplier relationships: empirical patterns of strategy formulation in industrial purchasing. Journal of Supply Chain Management, v. 47, n. 1, p. 73-94, 201 [15] OLSEN, R.F.; ELLRAM, L.M. A portfolio approach to supplier relationships. Industrial Marketing Management, v. 26, n. 2, p. 101-113, 1997. [16] GELDERMAN, C.J.; WEELE, A.J. Strategic Direction through Purchasing Portfolio Management: A Case Study. The Journal of Supply Chain Management, v. 38, n. 1, p. 30-37, 2002. [17] DAY, G.S. Analysis for Strategic Market Decisions. St Paul: West Publishing Company, 1986. [18] RAMSAY, J. Purchasing power. European Journal of Purchasing and Supply Management, v. 1, n. 3, p. 125-138, 1994. [19] COX, A. Understanding buyer and supplier power: a framework for procurement and supply competence. Journal of Supply Chain Management, v. 37, n. 2, p. 8-15, 200 [20] PADHI, S.S.; WAGNER, S.M.; AGGARWAL, V. Positioning of commodities using the Kraljic Portfolio Matrix. Journal of Purchasing and Supply Management, v. 18, n. 1, p. 1-8, 2012. [21] WAGNER, S.M.; JOHNSON, J.L. Configuring and managing strategic supplier portfolios. Industrial Marketing Management, v. 33, n. 8, p. 717-730, 2004. [22] GELDERMAN, C.J.; WEELE, A.J. Handling measurement issues and strategic directions in Kraljic's purchasing portfolio model. Journal of Purchasing and Supply Management, v. 9, n. 5-6, p. 207-216, 2003. [23] FERREIRA, L.M.D.F.; ARANTES, A.; KHARLAMOV, A.A. Development of a purchasing portfolio model for the construction industry: an empirical study. Production Planning & Control, v. 26, n. 5, p. 1-16, 2014. [24] BOHME, T.; CHILDERHOUSE, P.; DEAKINS, E.; CORNER, J.(*) Balancing power and dependency in buyer-supplier relationships. International Journal of Electronic Customer Relationship Management, v. 2, n. 2, p. 120-139, 2008. [25] OSIRO, L. Uso da lógica fuzzy para avaliação e desenvolvimento de fornecedores baseado em modelos de portfólio. Tese (Doutorado) – Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. São Carlos, 2013. [26] TRAUTMANN, G.; BALS, L.; HARTMANN, E. Global sourcing in integrated network structures: The case of hybrid purchasing organizations. Journal of International Management, v. 15, n. 2, p. 194-208, 2009. [27] MARZIC, S.; KRNETA, P.; PAVLIC, M. Spend analysis systems. Proceedings [...]. Croatia: 37th International Convention MIPRO 2014. [28] STOCK, J, LAMBERT, D.M. Strategic Logistics Management. Irwin, 1993. [29] HUMPHREYS, P.K.; LO, V.H.Y.; MCIVOR, R.T. A decision support framework for strategic purchasing. Journal of Processing Materials Technology. v. 107, n.1-3, p. 353-362, 2000. [30] IGNACIO, A.A.V.; FERNANDES, E.; SAMPAIO, L.M.D.; ARAÚJO, R.S.B. O papel do custo total de propriedade (TCO) no gerenciamento da cadeia de suprimentos. Anais[...]XIII SIMPEP. Bauru, SP/BR, 2006. [31] KRALJIC, P. Purchasing must become supply management. Harvard Business Review, v. 61, n. 5, p. 109-117, 1983. [32] CAVANHA, A.O.F. Logística: Novos Modelos. Qualimark, Rio de Janeiro, 200 [33] DE PELLEGRIN, I.A.; BARBOSA, R.S. Caracterização do arranjo produtivo do petróleo da Bacia de Campos e a estruturação de uma rede de empresas. Rede Petro- BC, Sebrae-RJ, Rio de Janeiro, 2004. [34] ZIMMERMANN, H.-J. Fuzzy Set Theory – And its Applications. Boston; Dordrecht; London: Kluwer Academic Publishers, 199 [35] ZIMMERMANN, H.-J., 200 Fuzzy Set Theory e and Its Applications, vol. 30. Springer Science & Business Media, Norwell, Massachusetts. [36] DENG, H. Multicriteria analysis with fuzzy pairwise comparison. International Journal of Approximate Reasoning, v. 21, n. 3, p. 215–231, 1999. [37] WANG, T.-C.; CHEN, Y.-H. Applying fuzzy linguistic preference relations to the improvement of consistency of fuzzy AHP. Information Sciences, v. 178, n. 19, p. 3755–3765, 2008. [38] CHOU, S.-Y., CHANG, Y.-H. A decision support system for supplier selection based on a strategy-aligned fuzzy SMART approach. Expert Systems with Applications, v. 34, n. 4, p. 2241- 2253, 2008 [39] REZAEI, J.; ORTT, R. Multi-criteria supplier segmentation using a fuzzy preference relations based AHP. European Journal of Operational Research, v. 225, n. 1, p. 75-84, 2013a. [40] SAATY, T. Métodos de Análise Hierárquica. Rio de Janeiro, RJ: Ed. Makron, 199 [41] SAMPAIO, L.M.D., OLIVEIRA, M.J.F., IGNACIO, A.A.V. Lógica Nebulosa: Aplicações E Tendências. Anais[...] SPOLM2007, ISSN 2175-6295 Rio de Janeiro- Brasil, 07 e 08 de novembro de 2007.
Como citar:
Ignacio, Aníbal Alberto Vilcapoma; Sampaio, Lea Maria Dantas; "MÉTODO FUZZY PARA CLASSIFICAÇÃO DE PORTFÓLIO DE COMPRAS", p. 1603-1614 . In: Anais do XIX Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha.
São Paulo: Blucher,
2020.
ISSN 2175-6295,
DOI 10.5151/spolm2019-117
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações