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Método para Determinação de VSP por Meio de Pesquisa Colaborativa

Forcetto, André Luiz Silva ; Salvo Jr., Orlando de ;

Artigo:

Os veículos automotores têm forte influência nas emissões de poluentes e na concentração de CO2 na atmosfera. Devido às divergências entre as medições de poluentes e CO2 em laboratório e em condições reais de condução, foi desenvolvido o teste de Emissões em Condução Real (RDE – Real Driving Emissions), onde o veículo é avaliado nas ruas sob condições reais de tráfego, embora sabe-se que o comportamento do condutor, entre outros fatores, tem influência nos resultados. O método de cálculo da Potência Específica do Veículo (VSP – Vehicle Specific Power), através de dados de sistemas globais de navegação por satélite (GNSS – Global Navigation Sattelite System, por exemplo: GPS) como velocidade e aceleração do veículo e inclinação da pista, é capaz de medir o quanto o condutor é agressivo na direção e pode avaliar sua influência nos resultados de um teste RDE. O VSP também permite estimar o consumo de combustível e as emissões de CO2 através de softwares de modelagem de emissões. O objetivo desse artigo é trazer uma proposta para um método para determinar valores típicos de VSP através de Pesquisa Colaborativa, onde voluntários registram suas viagens por meio do GPS de seus próprios aparelhos celulares. A baixa acurácia é compensada pelo alargamento da base amostral, porém deve-se haver o cuidado de se filtrar ruídos e imprecisões de medição. Esse método permite cobrir mais e diversas condições de tráfego, clima e comportamento ao dirigir, bem como reduzir o tempo necessário para se obter um montante significativo de dados, pois as medições são feitas por 
várias pessoas simultaneamente.

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DOI: 10.5151/simea2018-PAP68

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Como citar:

Forcetto, André Luiz Silva; Salvo Jr., Orlando de; "Método para Determinação de VSP por Meio de Pesquisa Colaborativa", p. 476-489 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2018-PAP68

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