Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Narrativas e Políticas do Design de exposições

Narratives and Politics of Exhibition Display

XAVIER, Isabel ; SANTOS, Maria Cecília Loschiavo dos ;

Artigo:

"No contexto atual de exaustão, é crucial priorizar a narração de histórias silenciadas, a preservação do conhecimento ancestral e a exploração de visões de mundo alternativas como ações urgentes para desconstruir o paradigma antropocêntrico do design moderno, uma estrutura que exacerbou as crises do nosso tempo. As exposições, como plataformas voltadas para o público, servem como comunicadores significativos e estão intrinsecamente ligadas ao discurso, à estética, à ética e à política. Exposições são dispositivos narrativos e a narrativa é inerentemente política. Na exposição ""O Quilombismo: Of Resisting and Insisting. Of Flight as Fight. Of Other Democratic Egalitarian Political Philosophies"" realizada na Haus der Kulturen der Welt em Berlim, fui encarregada de desenvolver um espaço comunitário inspirado em quilombos, comunidades autônomas estabelecidas por indivíduos escravizados libertos e fugitivos no Brasil e do pensamento de Beatriz Nascimento. Este espaço foi projetado para incorporar o conceito de quilombismo de Abdias do Nascimento, centrado em torno da ""solidariedade radical"". A exposição, com 68 artistas, entrelaçou obras de arte da África, da diáspora africana e de comunidades oprimidas de várias regiões, tanto historicamente quanto em contextos contemporâneos. A linguagem de exibição do projeto foi inspirada na arte visual de Abdias do Nascimento, a impactante obra geométrica e simbólica, ""Oshunmaré Ascende"" (1972), representando o espírito orixá Oshumaré, uma figura central na religião iorubá e suas formas diaspóricas, como o candomblé brasileiro e a santería, conectadas a arco-íris, cobras e a harmonização de dualidades na vida. Seu simbolismo e papéis destacam a natureza dinâmica da vida e o potencial de renovação e transformação contínuas. Esta pintura influenciou a paleta de cores vista nas paredes, pisos e assentos da exposição, criando uma estética coesa que ressoou com o estilo artístico distinto de Nascimento."

Artigo:

"In the current context of exhaustion, it is crucial to prioritize the telling of silenced stories, the preservation of ancestral knowledge, and the exploration of alternative worldviews as urgent actions to deconstruct the anthropocentric paradigm of modern design, a framework that has exacerbated the crises of our time. Exhibitions, as public-facing platforms, serve as significant communicators and are intrinsically tied to discourse, aesthetics, ethics, and politics. Exhibitions are narrative devices and narrative is inherently political. For the exhibition ""O Quilombismo: Of Resisting and Insisting. Of Flight as Fight. Of Other Democratic Egalitarian Political Philosophies"" held at Haus der Kulturen der Welt in Berlin, I was tasked with developing a communal space inspired by quilombos, self-governing communities established by freed and escaped enslaved individuals in Brazil. This space was designed to embody Abdias do Nascimento's concept of quilombismo, centered around ""radical solidarity"" and the thoughts of Beatriz Nascimento. The exhibition, featuring 68 artists, intertwined artworks from Africa, the African diaspora, and oppressed communities from various regions, both historically and in contemporary contexts. The project's display language drew inspiration from Abdias do Nascimento's visual artwork, the impactful geometric and symbolic piece, ""Oshunmaré Rising"" (1972), representing the spirit orisha Oshumaré, is a central figure in the Yoruba religion and its diasporic forms, such as Brazilian Candomblé and Santería, connected to rainbows, snakes, and the harmonization of dualities in life. Its symbolism and roles highlight the dynamic nature of life and the potential for continual renewal and transformation. This painting influenced the color palette seen across the exhibition's walls, floors, and seating, creating a cohesive aesthetic that resonated with Nascimento's distinctive artistic style. Still exploring non-Western epistemologies and references, Adinkra symbols representing concepts and proverbs in Akan culture, played a significant role in the exhibition ""Dos Brasis—Arte e Pensamento Negro"" (2023) at Sesc Belezinho, São Paulo. Known as the widest exhibition exclusively dedicated to production of black artists ever held in Brazil, featured around 240 artists—encompassing individuals of all genders and backgrounds, from various Brazilian regions, spanning centuries of artistic production. The ""gyawu atiko"" adinkra symbol were introduced to the free-standing wall display, symbolizing the courage to stand up for and defend one's community. By reflecting on political and semantic issues, showcasing diversity, and cultivating heightened sensitivity, exhibitions can become catalysts for transformative change. It invites a reevaluation of the exhibition's role, devices, and displays not just as showcases but as powerful platforms for advocating social and political discourse, ultimately serving as agents of meaningful change. Ainda explorando epistemologias e referências não ocidentais, os símbolos Adinkra representando conceitos e provérbios da cultura Akan, desempenharam um papel significativo na exposição “Dos Brasis—Arte e Pensamento Negro” (2023) no Sesc Belezinho, São Paulo. Conhecida como a maior exposição dedicada exclusivamente à produção de artistas negros já realizada no Brasil, apresentou cerca de 240 artistas—abrangendo indivíduos de todos os gêneros e origens, de várias regiões brasileiras, abrangendo séculos de produção artística. O símbolo adinkra “gyawu atiko”; foi introduzido na exibição de parede autoportante, simbolizando a coragem de se levantar e defender a comunidade de alguém. Ao refletir sobre questões políticas e semânticas, mostrar a diversidade e cultivar sensibilidade elevada, as exposições podem se tornar catalisadoras para mudanças transformadoras. Convidam a uma reavaliação do papel, dispositivos e suportes da exposição não apenas como vitrines, mas como plataformas poderosas para defender o discurso social e político, servindo, em última análise, como agentes de mudanças."

Palavras-chave: Design de exposições; suportes de exposições; dispositivos narrativos,

Palavras-chave: Exhibition design; exhibition display; narrative devices,

DOI: 10.5151/8spdesign-045

Referências bibliográficas
  • [1] "Dos Brasis – Arte e Pensamento negro. Catálogo da exposição. São Paulo: SESCSP, 2023
  • [2] NASCIMENTO, Abdias do. O Quilombismo. Petrópolis: Editora Vozes, 1980.
  • [3] NASCIMENTO, Maria Beatriz. O conceito de quilombo e a resistência cultural negra. In: RATTS, Alex. Eu sou Atlântica. São Paulo: Impressa Oficial; Kuanza, 2006.
  • [4] O Quilombismo Handbook. Berlim: Archive Books, HKW, 2023.
  • [5] O Quilombismo Reader. Berlim: Archive Books, HKW, 2023."
Como citar:

XAVIER, Isabel; SANTOS, Maria Cecília Loschiavo dos; "Narrativas e Políticas do Design de exposições ", p. 169-172 . In: Anais do 8º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/8spdesign-045

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações