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NEUROARQUITETURA E ACESSIBILIDADE INTEGRAL: DIRETRIZES PROJETUAIS PARA CENTROS DE ASSISTÊNCIA E APOIO PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

NEUROARQUITETURA E ACESSIBILIDADE INTEGRAL: DIRETRIZES PROJETUAIS PARA CENTROS DE ASSISTÊNCIA E APOIO PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

GUERRA, Larissa ; SILVA, Anny Jessyca G. ; TORRES, Simone C. ;

ARTIGO COMPLETO:

"Centros de assistência e apoio às crianças com o transtorno do espectro autista são espaços essenciais ao desenvolvimento, tratamento e inclusão. Em contrapartida, por falta de infraestrutura e ou desconhecimento do tema, o planejamento desses espaços ainda não considera algumas demandas e necessidades sensoriais e cognitivas das crianças com TEA. Assim, o presente estudo visa sistematizar diretrizes projetuais para subsidiar a elaboração de propostas arquitetônicas de centros de assistência e apoio à criança com TEA, fundamentadas nos princípios da neuroarquitetura. O levantamento de diretrizes possibilitou atributos para atividades clínicas, terapêuticas, recreativas e sociais, considerando a acessibilidade integral."

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"Child assistance and support centers for children with autism spectrum disorder are essential spaces for development, treatment, and inclusion. However, due to lack of infrastructure or knowledge of the subject, the planning of these spaces often fails to consider some of the sensory and cognitive demands and needs of children with ASD. Therefore, this study aims to systematize design guidelines to support the development of architectural proposals for child assistance and support centers for children with ASD, based on the principles of neuroarchitecture. The survey of guidelines provided attributes for clinical, therapeutic, recreational, and social activities, considering full accessibility."

Palavras-chave: arquitetura; autismo; neuroarquitetura; estímulos sensoriais,

Palavras-chave: architecture; autism; neuroarchitecture; sensory stimuli,

DOI: 10.5151/eneac2024-831689

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Como citar:

GUERRA, Larissa; SILVA, Anny Jessyca G.; TORRES, Simone C.; "NEUROARQUITETURA E ACESSIBILIDADE INTEGRAL: DIRETRIZES PROJETUAIS PARA CENTROS DE ASSISTÊNCIA E APOIO PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA", p. 884-895 . In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2024-831689

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