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Metodologias ativas no ensino superior: estudo de caso do Programa EDUCALAB do Centro Universitário Estácio de Santa Catarina

Metodologias ativas no ensino superior: estudo de caso do Programa EDUCALAB do Centro Universitário Estácio de Santa Catarina

Pereira, Priscila Monteiro ;

Artigo:

Na busca por uma pedagogia que desenvolva o protagonismo do aluno, a interação colaborativa e competências empreendedoras, cabe às instituições de ensino criar estratégias que mobilizem a comunidade docente em um processo de construção coletiva de metodologias didático-pedagógicas inovadoras. Esse movimento requer significativa transição do papel do professor, em que pese o desajuste das práticas da educação formal para o desenvolvimento das competências necessárias para o séc. XXI. Este trabalho tem como propósito descrever as estratégias adotadas no âmbito do Programa Educalab, do Centro Universitário Estácio de Santa Catarina, para a mobilização do corpo docente rumo à implementação de metodologias educacionais inovadoras. O trabalho consiste em uma pesquisa descritiva e documental, voltada à observação, registro e correlação entre fatos e dados coletados na análise do estudo de caso concreto. A pesquisa é do tipo aplicada e empírica, e propõe-se a verificar uma teoria em uma realidade observável. A sua abordagem é qualitativa e pretende verificar se as ações e estratégias implementadas pelo Programa Educalab redundou em expressiva incorporação das metodologias ativas pelos docentes da instituição.

Artigo:

Na busca por uma pedagogia que desenvolva o protagonismo do aluno, a interação colaborativa e competências empreendedoras, cabe às instituições de ensino criar estratégias que mobilizem a comunidade docente em um processo de construção coletiva de metodologias didático-pedagógicas inovadoras. Esse movimento requer significativa transição do papel do professor, em que pese o desajuste das práticas da educação formal para o desenvolvimento das competências necessárias para o séc. XXI. Este trabalho tem como propósito descrever as estratégias adotadas no âmbito do Programa Educalab, do Centro Universitário Estácio de Santa Catarina, para a mobilização do corpo docente rumo à implementação de metodologias educacionais inovadoras. O trabalho consiste em uma pesquisa descritiva e documental, voltada à observação, registro e correlação entre fatos e dados coletados na análise do estudo de caso concreto. A pesquisa é do tipo aplicada e empírica, e propõe-se a verificar uma teoria em uma realidade observável. A sua abordagem é qualitativa e pretende verificar se as ações e estratégias implementadas pelo Programa Educalab redundou em expressiva incorporação das metodologias ativas pelos docentes da instituição.

Palavras-chave: Metodologias ativas, inovação educacional, gestão da inovação, estratégias educacionais.,

Palavras-chave: Metodologias ativas, inovação educacional, gestão da inovação, estratégias educacionais.,

DOI: 10.5151/eduforadacaixa-05

Referências bibliográficas
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Como citar:

Pereira, Priscila Monteiro; "Metodologias ativas no ensino superior: estudo de caso do Programa EDUCALAB do Centro Universitário Estácio de Santa Catarina", p. 58-70 . In: Anais Inovação na educação - Pontes para futuros fora da caixa. Anais do III Encontro Internacional de Inovação na Educação e III ConheCER. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/eduforadacaixa-05

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