Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Novo Bloco de Motor para Menores Impactos em Emissão de CO2

New Engine Block for Low Impact of Co2 Emissions

FERRARESE, ANDRE ; , ;

Artigo:

Uma presença significativa dos motores de combustão interna é prevista para veículos leves nas próximas décadas por causa dos biocombustíveis ou combustíveis sintéticos. Além da performance operacional, é também importante focar na melhoria do motor em termos de pegada de manufatura. Nos últimos anos, o foco de redução de peso proporcionou o movimento para os blocos de Alumínio. No entanto, esse material requer níveis significativos de energia para ser produzido. Esse artigo apresenta o desenvolvimento de um bloco feito em ferro fundido com peso similar ao de Alumínio.A redução de peso em ferro fundido é habilitada por diferentes inovações: material de maior resistência mecânica, novas técnicas de fundição (machos em manufatura aditiva e melhoria na velocidade de resfriamento), e capa em plástico para cobrir áreas sem tensão. Um demonstrador real é apresentado com base em um motor 1.2L de série.Uma análise dedicada em emissões de CO2 é apresentada da literatura e avaliações reais para ilustrar a redução significativa do ferro fundido em comparação ao Alumínio incluindo cenário de reciclagem com eventos infinitos. Essa referência indica benefícios além de 50% de redução nas emissões de CO2 durante a manufatura dos blocos de ferro fundido comparado com o Alumínio.O projeto é a criação de um sistema embarcado automotivo, batizado de ECS (Economy Climate System/ Sistema Econômico de Climatização) inédito no mercado, o sistema trabalha em paralelo com o sistema de climatização (ar condicionado) convencional, o sistema foi elabora por uma necessidade onde o ECS mantem o habitáculo do veículo climatizado mesmo com o motor de combustão interna desligado, aumentando a autonomia do veículo, menor emissão de poluentes, maior conforto dos ocupantes, atuando em pontos onde a engenharia automotiva necessita de constante evolução, melhoria e novos sistemas embarcados. O sistema possui como base de desenvolvimento a utilização de Células de Peltier, um microcontrolador, sensores, a calibração do sistema foi desenvolvida através de um fluxograma utilizado para programação com as variáveis, para o sistema funcione de uma forma genérica em veículos com sistema Start/Stop, veículos híbridos ou veículos elétricos, alterando apenas as calibrações do software para cada tipo de veículo.

Artigo:

A significant presence of combustion engines is forecasted to passenger vehicles in the next decades due to the use of bio or synthetic fuels. Besides operationalThe project is the creation of an embedded automotive system, called ECS (Economic Climate System / Economic Climate System), launched on the market, the system works in parallel with the conventional climate system, or the system was installed by a company need in which the ECS keeps the vehicle

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/simea2022-PAP08

Referências bibliográficas
  • [1] F. Balthasar, I. Mikulic, A. Kolbeck, K. Wilbrand,
Como citar:

FERRARESE, ANDRE; , ; "Novo Bloco de Motor para Menores Impactos em Emissão de CO2", p. 42-49 . In: Anais do XXIX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2022-PAP08

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações