Outubro 2020 vol. 8 num. 1 - VIII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral
Artigo completo - Open Access.
O ambiente escolar e a importância de um projeto de edificação adequado
The school environment and the importance of an adequate building project
Araújo, Maiana Cunha ; Villarouco, Vilma ;
Artigo completo:
Um bom projeto, pensado para sua função, esteticamente agradável e planejado para durar é de grande valor, para qualquer que seja o seu uso final. Mas quando se trata de um projeto para um ambiente escolar sua importância é ainda mais evidente, pois suas características podem interferir positiva ou negativamente sobre o aprendizado. O ambiente de sala de aula funciona como uma ferramenta que suporta a prática pedagógica, e quando bem pensado, além de ter uma boa atuação como intermediário da atividade, também é sustentável sob a ótica do conforto ambiental. Esta pesquisa teve como principal objetivo identificar os benefícios que uma edificação adequadamente projetada pode trazer para a atividade pedagógica, e para tanto estudou duas escolas públicas da rede estadual de ensino, ambas localizadas na região metropolitana do Recife. A primeira está num edifício adaptado para funcionar como escola, e a segunda teve sua edificação planejada para ser uma escola. A análise dos dois espaços construídos foi feita mediante utilização da Metodologia Ergonômica do Ambiente Construído (MEAC) (VILLAROUCO, 2001) e a investigação da opinião dos usuários foi feita com a aplicação da Constelação de Atributos (EKAMBI-SCHMIDT, 1974). O propósito desta seleção foi demonstrar as diferenças importantes de desempenho geral que um bom projeto, adequadamente pensado, proporciona, podendo ser uma garantia de qualidade de vida para seus usuários.
Artigo completo:
A good design, planned for its function, aesthetically pleasing and designed to last has a great value, whatever its end use. But when it comes to a project for a school environment its importance is even more evident, as its characteristics can positively or negatively interfere with learning. The classroom environment works as a tool that supports pedagogical practice, and when well thought, besides having a good performance as an intermediary of the activity, is also sustainable from the perspective of environmental comfort. This research had as main objective to identify the benefits that a properly designed building can bring to the pedagogical activity, and for that two public schools from the state school system were studied, both located in the metropolitan region of Recife. The first is in a building adapted to function as a school, and the second was planned to be a school. The analysis of the two built spaces was made using the Ergonomic Methodology of the Built Environment (MEAC) (VILLAROUCO, 2001) and the users opinion was investigated by applying the Constellation of Attributes (EKAMBI-SCHMIDT, 1974). The purpose of this selection was to demonstrate the important differences in overall performance that a good design, properly thought out, provides and can be a guarantee of quality of life for its users.
Palavras-chave: MEAC, sala de aula, conforto ambiental, ambiente construído,
Palavras-chave: MEAC, classroom, environmental comfort, built environment,
DOI: 10.5151/eneac2020-94
Referências bibliográficas
- [1] -
Como citar:
Araújo, Maiana Cunha; Villarouco, Vilma; "O ambiente escolar e a importância de um projeto de edificação adequado", p. 1158-1172 . In: Anais do VIII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e do IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral.
São Paulo: Blucher,
2020.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/eneac2020-94
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações