artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O Brandbook como Ferramenta Estratégica da Marca

Brandbook as a Brand Strategic Tool

MAFRA, André Luis Gambetta ; SCHROEDER, Manoel Alexandre ;

artigo:

Este artigo apresenta argumentos sobre a importância da sistematização da identidade visual e o desenvolvimento de um guia para gestão estratégica da marca. Buscou-se entender conceitos sobre posicionamento, identidade e conteúdo de marca, itens importantes para gestão da marca e também a definição de especificações e normas de uso da marca através de um brandbook. Para isso, foi realizada uma pesquisa de benchmarking1, que serviu para observação e análise das características empregadas pelas empresas na gestão de marca através de seus manuais. A compreensão destes itens é uma importante oportunidade para empresas alcançarem resultados positivos através do branding, e desenvolver estratégias para criar valor através da imagem corporativa.

artigo:

This article presents arguments about the importance of visual identity systemization and the development of a guide for the strategic management of the brand. It intends to bring further comprehension on concepts of positioning, identity and brand content; items that are important for brand management and the definition of specifications and norms of the brand usage, through a brandbook. In order to do this, a benchmarking research was gathered, to observe and analyse the characteristics applied by companies in brand management through their manuals or guides. The understanding of these items is an important opportunity for companies to achieve positive results through branding, and to develop strategies that create value through corporate image.

Palavras-chave: Sistema de identidade visual; Brandbook; branding,

Palavras-chave: Visual identity system; brandbook; branding,

DOI: 10.5151/ped2018-3.1-ACO_28

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

MAFRA, André Luis Gambetta; SCHROEDER, Manoel Alexandre; "O Brandbook como Ferramenta Estratégica da Marca", p. 1399-1413 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-3.1-ACO_28

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações